Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 12h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 09h50

Bibli

 

A Biblioteca Monsenhor José Bellotti foi inaugurada em novembro de 2005 e possui uma área de 512 m2, estando localizada em frente ao prédio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está aberta a toda comunidade para a consulta local.

São atribuições da Biblioteca: preencher a ficha de cadastro de usuários no Sistema Pergamum de atendimento; realizar empréstimos e devoluções, reservas, renovações e pesquisas de títulos no acervo online; efetuar a cobrança e pagamento de multas, a emissão de nada consta e da relação de extravio de materiais; viabilizar o acesso aos computadores do setor.

 

 Acervo

O acervo abrange majoritariamente as áreas do conhecimento dos cursos ofertados pelo campus como por exemplo: Ciências Biológicas, Aquicultura, Cafeicultura, Tecnologia da Informação, entre outros, e também possui acervo de Literatura. Atualmente conta com aproximadamente nove mil volumes, dispostos em variados suportes informacionais.O usuário tem livre acesso aos livros nas estantes e para localizar o item desejado poderá ir até a área de interesse e retirar o material da estante, ou consultar o catálogo on-line disponível https://biblioteca2.cefetes.br/biblioteca/. Caso o material procurado não esteja na localização indicada, o usuário deverá dirigir-se até o balcão de atendimento e solicitar ajuda do atendente.

Para o registro, descrição e recuperação do acervo, a Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o controle de circulação do material bibliográfico no qual os usuários podem consultar, renovar e/ou reservar suas obras localmente ou via Internet.

Como finalidade de preservação do acervo, a Biblioteca possui sistema antifurto que permite que todo o material da Biblioteca esteja magnetizado, impedindo que a obra seja retirada da Biblioteca irregularmente.

O empréstimo domiciliar é facultado aos alunos e servidores que mantêm vínculo com o campus de Alegre e que se tornam usuários mediante cadastro na Biblioteca.

Os prazos de devolução variam de acordo com categoria de usuário.

 
Usuário  TIPO DE MATERIAL  Qtde Prazo
Aluno   Livro e/ou material adicional  02 07 Dias
Aluno - Pós Graduação   Livro e/ou material adicional  02 14 Dias
Servidor  Livro e/ou material adicional  02 14 Dias
Servidor   DVD, VHS, folheto, encarte e mapas  02 14 Dias
Todos   Livros de literatura  02 14 Dias

 

*Entende-se por material adicional: CD-Rom, VHS, DVD'S, folhetos e encartes.

MULTA – No caso de não observância dos prazos fixados para a devolução de itens retirados por empréstimo, ficará o usuário sujeito ao pagamento de multa de R$:1,00 (Um Real) por dia de atraso, conforme estabelece a Res. CS n°. 12/2009.

EXEMPLARES DE CONSULTA LOCAL: Alguns materiais estão disponíveis apenas para consulta na Biblioteca. São eles: obras de referência (dicionários, atlas, etc), obras raras e valiosas, DVDs, fitas VHS, e publicações periódicas (jornais, revistas, etc.).

EXTRAVIO DE MATERIAIS: O usuário é responsável pela conservação do material retirado da Biblioteca. Toda obra perdida ou danificada, ainda que involuntariamente, será por ele substituída com um novo exemplar do mesmo título.


Devolução

A devolução dos materiais bibliográficos poderá ser feita por qualquer pessoa. A Biblioteca se reserva ao direito de lembrar o usuário de seu débito com a mesma.

Renovação

A renovação pode ser feita pela Internet ou pessoalmente no balcão de atendimento.

Reserva

Quando o material de interesse não estiver disponível no acervo, o usuário poderá realizar a RESERVA. Essa ação pode ser solicitada no balcão de atendimento ou pela Internet.

O material ficará à disposição pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após a data de aviso de devolução.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página