Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 12h34 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 13h33

Índice de Artigos

Bibliotecas Digitais
Por meio das plataformas virtuais os usuários podem acessar vários títulos que estão disponíveis para leitura na íntegra. Clique e confira!

 

Biblioteca Monsenhor José Bellotti

Bibli

 

A Biblioteca Monsenhor José Bellotti foi inaugurada em novembro de 2005 e possui uma área de 512 m2. Está aberta a toda comunidade para a consulta local.

São atribuições da Biblioteca: preencher a ficha de cadastro de usuários no Sistema Pergamum de atendimento; realizar empréstimos e devoluções, reservas, renovações e pesquisas de títulos no acervo online; efetuar a cobrança e pagamento de multas, a emissão de nada consta e da relação de extravio de materiais; viabilizar o acesso aos computadores do setor, elaborar ficha catalográfica; validar o repositório; catalogar livros e periódicos.

 

Acervo

O acervo abrange majoritariamente as áreas do conhecimento dos cursos ofertados pelo campus como por exemplo: : Agronomia, Aquicultura, Cafeicultura, Ciências Biológicas, Tecnologia da Informação, entre outros, e também possui acervo de Literatura. Atualmente conta com aproximadamente nove mil volumes, dispostos em variados suportes informacionais. O usuário tem livre acesso aos livros nas estantes e para localizar o item desejado poderá ir até a área de interesse e retirar o material da estante, ou consultar o catálogo on-line disponível biblioteca.ifes.edu.br . Caso o material procurado não esteja na localização indicada, o usuário deverá dirigir-se até o balcão de atendimento e solicitar ajuda do atendente.

Para o registro, descrição e recuperação do acervo, a Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o controle de circulação do material bibliográfico no qual os usuários podem consultar, renovar e/ou reservar suas obras localmente ou via Internet.

Como finalidade de preservação do acervo, a Biblioteca possui sistema antifurto que permite que todo o material da Biblioteca esteja magnetizado, impedindo que a obra seja retirada da Biblioteca irregularmente.

O empréstimo domiciliar é facultado aos alunos e servidores que mantêm vínculo com o campus de Alegre e que se tornam usuários mediante cadastro na Biblioteca.

Os prazos de devolução variam de acordo com categoria de usuário.

 
Usuário  TIPO DE MATERIAL  Qtde Prazo
Aluno   Livro e/ou material adicional  02 07 Dias
Aluno - Pós Graduação   Livro e/ou material adicional  02 14 Dias
Servidor  Livro e/ou material adicional  02 14 Dias
Servidor   DVD, VHS, folheto, encarte e mapas  02 14 Dias
Todos   Livros de literatura  02 14 Dias

 

*Entende-se por material adicional: CD-Rom, VHS, DVD'S, folhetos e encartes.

MULTA – No caso de não observância dos prazos fixados para a devolução de itens retirados por empréstimo, ficará o usuário sujeito ao pagamento de multa de R$:1,00 (Um Real) por dia de atraso, conforme estabelece a Resolução do Conselho Superior nº 69 de 11 de dezembro de 2020.

EXEMPLARES DE CONSULTA LOCAL: Alguns materiais estão disponíveis apenas para consulta na Biblioteca. São eles: obras de referência (dicionários, atlas, etc), obras raras e valiosas, DVDs, fitas VHS, e publicações periódicas (jornais, revistas, etc.).

EXTRAVIO DE MATERIAIS: O usuário é responsável pela conservação do material retirado da Biblioteca. Toda obra perdida ou danificada, ainda que involuntariamente, será por ele substituída com um novo exemplar do mesmo título.

Devolução

A devolução dos materiais bibliográficos poderá ser feita por qualquer pessoa. A Biblioteca se reserva ao direito de lembrar o usuário de seu débito com a mesma.

Renovação

A renovação pode ser feita pela Internet no endereço eletrônico biblioteca.ifes.edu.br/meupergamum ou pessoalmente no balcão de atendimento.

Reserva

Quando o material de interesse não estiver disponível no acervo, o usuário poderá realizar a RESERVA. Essa ação pode ser solicitada no balcão de atendimento ou pela Internet.

O material ficará à disposição pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após a data de aviso de devolução.

midias sociais cadastro biblioteca

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página