Campus de Alegre forma 1ª turma de treinadores de cães-guia e realiza entrega de cão

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 07h46 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 12h24

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (10), no auditório do campus.

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou nesta segunda-feira (10) a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia. Junto com a solenidade, também foi feita a entrega do segundo cão treinado no local, Paco. A universitária Daniela da Costa Cornachini, que também é atleta paralímpica e treina no Campus Vitória, foi quem recebeu o cão-guia. Antes dela, o advogado Sérgio Luiz Breder Júnior havia recebido o cão Cyber, no dia 22 de maio.

Em seu discurso, Daniela agradeceu a toda a equipe do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, com quem passou os últimos dias para fazer a adaptação junto com Paco. Daniela, que é moradora da Serra, ressaltou que se sentiu em casa. “Essa é a realização de um sonho de uma vida toda. Eu preciso muito agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade e agradecer ao Ifes pelo período que eu passei aqui que foi muito marcante e de muita modificação na minha vida”, falou.

Ela ainda parabenizou os formandos. “Quero parabenizar muito esses meninos que estão se formando hoje. O curso deles mudou muitas vidas. Pode ter certeza que vai mudar muitas outras.” Cinco alunos concluíram o curso técnico: Alessandro de Souza Barbosa, Cláudia Machado, Lucian Soares Bicalho, Marília Bessa Pereira Rocha e Thiago Souza Aguiar.

Para a coordenadora do curso, Cláudia Nascimento, esse é o fechamento de um trabalho muito feliz. “O trabalho para nós aqui foi muito edificante, muito feliz. O grupo de alunos que recebemos demonstrou não só determinação em se formar técnico, mas também conseguiu crescer junto, inclusive na aceitação do próximo, das diferenças. Essa relação com o deficiente visual foi de grande crescimento para todos. Nós nos sentimos vitoriosos, fechamos essa etapa com êxito.”

A professora multiplicadora do projeto cão-guia, Maria Aparecida Zaché, que também foi paraninfa da turma, ressalta que os formandos se juntam a um grupo seleto de profissionais no Brasil, que não conta com muitos treinadores de cães-guia. “Eles são bastante merecedores, batalharam e fizeram todo o possível. Pelo ineditismo do curso, tiveram que lidar com dificuldades e questionamentos, até a descrença das pessoas. Trabalhamos muito. E agora esses profissionais estão aptos a formar mais cães e impactar na vida das pessoas”, destacou.

Perspectivas
A coordenadora do Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, Cláudia Nascimento, conta que os alunos formados têm agora planos de continuar os estudos em instituições tanto no Brasil quanto no exterior, e também de se dedicar a atividades de atendimento a pessoas com deficiência. O Centro de Treinamento continua a trabalhar com alguns cães e pretende realizar mais entregas nos próximos meses. Ainda é aguardada a sinalização do governo federal quanto à abertura de uma nova turma do curso técnico.

O projeto agora é continuar dando assistência ao deficiente visual. “Descobrimos que aqui em Alegre temos 80 deficientes visuais, muitos deles ficam reclusos. Queremos trazer essas pessoas de Alegre e de outros municípios da região para o Centro de Treinamento. Planejamos um encontro em setembro para buscar suas demandas”, afirmou Claudia. Ela também destaca que já está sendo elaborado um projeto de pós-graduação voltada a professores, terapeutas e outros profissionais para especialização no atendimento a pessoas com deficiência.

Confira o álbum completo na nossa página oficial no Facebook.