Página inicial > Notícias > "Campus de Alegre é destaque na 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP"

"Campus de Alegre é destaque na 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP"

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 09h43 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h31

"O Ifes - Campus de Alegre conquistou uma das cinco medalhas de ouro na 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada em Poços de Caldas (MG), nos dias 17 e 18 de outubro. A equipe "Cardeal 2.0", do Campus de Alegre, composta pelos alunos Luan Viana Faria, Matheus Rodrigues Reis e Mylena Borges Gasoni, orientada pelo professor César Otaviano Penna Júnior, conquistou o 3º lugar geral na categoria Técnico Integrado/Concomitante.

A Olimpíada - A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação, além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade. A Obap é uma realização do IFSuldeMinas em parceria com a Embrapa e o apoio do CNPq.
No sábado, 17 de outubro, os competidores desta quinta edição do evento realizaram provas teóricas e práticas no Campus Poços de Caldas. Os participantes foram recepcionados na sexta-feira, 16, com um jantar e apresentações culturais no Palace Hotel, onde estiveram hospedados.
A fase presencial em Poços de Caldas contou com a presença de 60 equipes, sendo que 50 foram formadas por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 10 por alunos de cursos subsequentes. Antes desta fase, as equipes inscritas no evento foram submetidas a duas provas virtuais. A OBAP 2015 teve 615 equipes inscritas de escolas federais, estaduais e municipais, totalizando cerca de 2500 participantes. Ao todo, 25 estados estiveram representados. Os estudantes inscritos são de cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. A temática deste ano da OBAP foi “solos”, a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

Veja quem são os medalhistas:

Ouro
1º lugar – “Os Jecas” (Ifes Campus Itapina) – medalha de ouro
2º lugar – “Os Mosqueteiros” (Ifes Campus Itapina) – medalha de ouro
3º lugar – “Cardeal 2.0” (Ifes Campus de Alegre)
4º lugar – “AGPI 3.0” (Ifes Campus Itapina)
5º lugar – “Agropec Bambuí” (IFMG Campus Bambuí)

Prata
6º lugar – “Agrolouco” (Ifes Campus Itapina)
7º lugar – “CTA Bambuí” (IFMG Campus Bambuí)
8º lugar – “ETEC Best” (ETEC Benedito Storani)
9º lugar – “Jacus da roça” (Ifes Campus Itapina)