Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realiza ações do Projeto Família na Escola

Campus de Alegre realiza ações do Projeto Família na Escola

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 12h48 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h21

No período de 15/04 a 12/05, os alunos dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria recebem a visita das famílias na escola.

A ação faz parte do projeto Família na Escola, que de acordo com a Psicóloga do campus, Sheila Ataíde Domingues de Souza, propõe a visitação das famílias dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Campus, e conta com o envolvimento de vários servidores (docentes e técnico-administrativos). Tal ação está em consonância com o Projeto Político-Pedagógico do Ifes e trata-se de uma medida educativa de caráter emancipatório, fundamentada nos princípios da educação integral, e visa ao estreitamento da parceria entre a escola e as famílias.

Ainda de acordo com a psicóloga do campus, o Programa De Bem Com a Vida teve início em 2015, como resultado do trabalho de uma Comissão nomeada pela Direção-Geral do Ifes – Campus de Alegre (Port. n. 078, de 31/03/15). Tem como objetivo planejar e desenvolver ações em educação preventiva com foco no uso abusivo de drogas, e como público-alvo os alunos e suas famílias. As ações são estruturadas a partir de uma perspectiva de “promoção da saúde”.

Em 2015, houve uma capacitação dos membros da Comissão (apoio da Rede do Bem Capixaba/CCA-UFES) e foram realizadas palestras, inserções musicais nas salas de aula, tendas culturais temáticas e sensibilização das famílias, além de dois projetos iniciados: Cidadania e Solidariedade (com a realização da Oficina de Jiu-Jitsu, e encontros com grupos de alunos para debates de temas de seu interesse), e Família na Escola.

As visitas do Projeto Família na Escola acontecerão até o dia 12/05, contemplando todos os cursos e séries.