Página inicial > Notícias > Campus de Alegre promove 6º Encontro de Cafeicultores para debater os desafios do setor

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 08h51 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 09h04

O evento acontece no dia 21 de outubro, a partir das 8 horas, no Campus de Alegre.

O Campus de Alegre e a Caparaó Jr, empresa júnior do curso de Tecnologia em Cafeicultura, realizam no dia 21 de outubro o VI Encontro de Cafeicultores. O evento acontece a partir das 8 horas, com a participação de 450 produtores rurais de mais de 50 comunidades espalhadas nas regiões do Caparaó e Matas de Minas, e vai debater a seca e os desafios para o setor na região. A programação inclui palestras, oficinas e minicursos.
Nesta edição, o foco do evento será os “Desafios na produção de cafés especiais”. Para Eduardo Sudré, diretor da Caparaó Jr, a escolha desse tema leva em consideração o fortalecimento da região por intermédio do conhecimento, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos pequenos produtores.
“A microrregião do Caparaó tem a cafeicultura como principal fonte de renda da agricultura familiar e em muitas localidades ainda se encontram sistemas de produção antiquados, de pequena remuneração, baixa produtividade e sintomas de degradação dos recursos naturais. Tecnologias mais adequadas estão sendo adotadas por muitos cafeicultores, sobretudo, os que possuem maior escolaridade e poder aquisitivo. Os produtores mais vulneráveis ainda têm alta dependência de assistência técnica. Deste modo, buscamos fortalecer a região através do compartilhamento de conhecimento”, comentou.
Outro aspecto a ser debatido durante o evento é a questão dos desafios encontrados pelos produtores por conta da estiagem. Segundo Eduardo, a região nunca enfrentou uma seca deste nível, por conta disso, um dos focos do encontro será o tema ‘água’, contando com uma palestra do agricultor paranaense Pedro Diesel, também conhecido como o “Salvador de Nascentes”. Pedro desenvolve diversos projetos de proteção e recuperação de nascentes e já foi tema de reportagens em programas como Globo Rural e MGTV”, ressaltou.
O evento ainda contará com uma palestra sobre produção de cafés especiais na região do Caparaó. O pesquisador escolhido para este tema foi o Aldemar Polonini Moreli, do Campus Ibatiba. O encontro contará também com uma mesa de cupping , para degustação de cafés especiais da região.
Participam do encontro produtores, microempreendedores, estudantes e servidores dos municípios de Alegre, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui, Mimoso do Sul, Alto Caparaó(MG), Alto Jequitibá (MG), Caparaó (MG), Divino(MG), Espera Feliz (MG), Manhuaçu (MG), Manhumirim (MG), Marins Soares (MG) e Orizânia (MG). A ação é uma iniciativa do Campus de Alegre, da Caparaó Jr. e da Samarco Mineração.

Caparaó Júnior
A Caparaó Jr. é uma empresa júnior vinculada ao Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, do Campus de Alegre, com seis anos de existência. Junto com a empresa Samarco Mineração e outros parceiros, a Caparaó Jr. têm desenvolvido trabalhos de consultoria e assistência técnica a cafeicultores do sul e sudoeste capixaba, e da região das Matas de Minas. Sempre com objetivos e metas específicas para serem atingidas a cada ano, o atendimento conta com clientela de mais de 900 cafeicultores nesse tempo de existência.

Confira a programação:
8h: Recepção, credenciamento e café.
9h: Cerimônia de abertura (Auditório principal)
10h: Palestra: Produção de água e conservação de nascentes (Auditório principal)
Pedro Diesel – Coopavel
11h: Palestra: Estudo de casos de sucesso na pós-colheita (Auditório principal)
Aldemar Polonini Morelli - Campus Ibatiba
12h: Almoço
13h30:
- Palestra: Sucessão familiar no campo (Auditório principal)
Francisco Villa – Sebrae
-Oficina: Produção de água e conservação de nascentes (Propriedade rural próxima)
Pedro Diesel – Coopavel
- Oficina: Pós-colheita do café (Salão nobre)
Aldemar Polonini Morelli – Campus Ibatiba
- Classificação sensorial de café (Sala de aula)
Ayanna Patrícia Lima
- Classificação física de café (Laboratório de Classificação Física de Café)
Tássio Silva Souza/ Ítalo Fonseca
- Torra de café (Setor de Agroindústria)
Carolina Moreira/ Altilina Evaristo
- Como adubar corretamente o cafeeiro (Setor Olericultura)
Mayk Henrique Souza

Para mais informações acesse o site www.caparaojr.com, ou entre em contato pelo endereço, contato@caparaojr.com.