Página inicial > Notícias > Campus de Alegre promove VIII Semana de Ciência e Tecnologia

Campus de Alegre promove VIII Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 08h37 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2016, 08h42

Nesta edição, abordando o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, a programação incluiu palestras, oficinas e apresentação de trabalhos.
O evento teve início nessa terça, 18 de outubro. A abertura contou com a brilhante apresentação da banda Ifes Pop Music, além do grupo de Dança do Nacel. Em seguida, as palestras “Alimentação funcional”, com Dra. Neuza Maria Brunoro Costa (Diretora e professora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/CCENS - UFES) e “Nutrição Esportiva” com Dr. André Gustavo Vasconcelos Costa (professor do Curso de Farmácia e Nutrição do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde/CCENS - UFES).
Foram realizadas, em seguida, 35 oficinas que contaram com a participação de todos os alunos dos Cursos Técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Informática. As oficinas aconteceram nos laboratórios, setores e salas de aulas do campus. Dentre as oficinas, opções como "Tecnologia de Fabricação de Queijos Artesanais", "Produção hidropônica de alface", "Reprodução de Peixes de Produção", "Importância econômica e ecológica dos vegetais" e "Regularização Ambiental de Atividades Agropecuárias". Todos concediam certificados aos alunos participantes e ao instrutor.
À tarde recebemos o Diretor presidente da Fapes, Sr. José Antônio Bof Buffon, que ministrou a palestra “Ciência alimentando o Brasil”. Buffon esclareceu o objetivo, missão e atribuições da Fapes, apresentou as ações em execução, além das parcerias e editais programados 2016/2017. Em seguida abordou o assunto Ciência Alimentando o Brasil, tema proposto para a 8ª Semana de Ciência e Tecnologia. Para o Diretor presidente da Fapes, "no contexto internacional o setor do agronegócio passou (e vem passando) por mudanças profundas, que tiveram início na década de 80, avançaram nos anos 90 e agora estão se consolidando. As mudanças afetam questões básicas colocadas pelos manuais de economia como o que produzir, quando produzir, como produzir e para quem produzir". Segundo Buffon, os consumidores, em sentido amplo, são agentes determinantes das decisões e definem a qualidade dos alimentos e essa economia dirigida pelos consumidores está abrindo oportunidades para inovação por meio da diferenciação de produtos, permitindo agregar serviços e valor aos produtos agropecuários, com impactos positivos nos preços.
Na quinta-feira, 20/10, foi a vez de apreciar a apresentação dos trabalhos dos discentes, que aconteceu no Ginásio de Esportes e contou com o empenho de alunos de todos os cursos do Campus.