Página inicial > Biblioteca > Institucional > Biblioteca > Biblioteca Monsenhor José Bellotti

Biblioteca Monsenhor José Bellotti

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2010, 10h03 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 08h22

Apresentação

A Biblioteca Monsenhor José Bellotti foi inaugurada em novembro de 2005 e possui uma área de 512 m2, estando localizada em frente ao prédio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Está aberta a toda comunidade para a consulta local.

Acervo

O acervo abrange todas as áreas dos cursos ofertados pelo IFES campus de Alegre e atualmente conta com aproximadamente nove mil volumes, dispostos em variados suportes informacionais.
O usuário tem livre acesso às obras nas estantes e, para localizar o documento desejado, poderá ir até a área de interesse e retirar a obra da estante. Caso o material procurado não esteja na localização indicada, o usuário deverá dirigir-se até o balcão de atendimento e solicitar ajuda do atendente. Para o registro, descrição e recuperação das obras, a Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o controle de circulação do material bibliográfico no qual os usuários podem consultar, renovar e/ou reservar suas obras localmente ou via Internet.
Visando a preservação do acervo, a Biblioteca possui um Sistema antifurto em que todo o acervo está magnetizado, impedindo que a obra saia irregularmente sem passar pelo balcão de empréstimo.
O empréstimo domiciliar é facultado somente a alunos e servidores do IFES campus de Alegre, que se tornam usuários mediante cadastramento na Biblioteca. Os prazos de devolução variam de acordo com o tipo de usuário.

USUÁRIO

TIPO DE MATERIAL

QUANT.

PRAZO

Aluno

07 dias

Aluno - pós-graduação

14 dias

DVD, VHS, folheto, encarte e mapas

Todos

Livros de literatura

14 dias

Entende-se por material adicional: CD-Rom, VHS, DVD'S, folhetos e encartes.
No caso de não observância dos prazos fixados para a devolução de itens retirados por empréstimo, ficará o usuário sujeito ao pagamento de multa de R$:1,00 (Um Real) por dia de atraso, confome estabelece a Res. CS n°. 12/2009.

EXEMPLARES DE CONSULTA LOCAL: Alguns materiais estão disponíveis apenas para consulta na Biblioteca. São eles: Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, atlas, etc), Obras Raras e valiosas, DVDs, fitas VHS, e publicações periódicas (jornais, revistas, etc.).

EXTRAVIO DE MATERIAIS: O usuário é responsável pela conservação do material retirado da Biblioteca. Toda obra perdida ou danificada, ainda que involuntariamente, será por ele substituída com um novo exemplar da mesma obra.

Devolução

A devolução dos materiais bibliográficos poderá ser feita por qualquer pessoa. A Biblioteca se reserva ao direito de lembrar o usuário de seu débito com a mesma.

Renovação

A renovação poderá ser feita no Balcão de Atendimento da Biblioteca ou via internet.

Reserva

Quando o material procurado não estiver disponível no acervo da biblioteca, o usuário poderá reservá-lo, local ou remotamente através do Sistema Pergamum. O material ficará à disposição pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após a data de aviso de devolução.

Serviços Oferecidos

Para atender à comunidade escolar a Biblioteca conta com os seguintes setores e serviços: SALA TÉCNICA: local destinado ao armazenamento dos materiais bibliográficos, em suas diferentes mídias, para o posterior processamento técnico e mecânico e futura disponibilização da obra no acervo. SALAS DE ESTUDO INDIVIDUAL E EM GRUPO: A Biblioteca possui 02 salas de estudo individual e 03 salas de estudo em grupo. SALA VERDE: espaço destinado ao acervo relacionado especificamente ao tema Meio Ambiente. SALA DE MULTIMÍDIA: área equipada com TV e DVD com capacidade para 35 pessoas. O usuário que quiser utilizar esse espaço poderá agendar horário no balcão de atendimento ou por telefone. SALA VIRTUAL: estão disponíveis para os usuários 06 microcomputadores para digitação de trabalhos e acesso à Internet. Cada usuário tem direito a 1h por dia, para utilização dos equipamentos.Esse serviço deve ser utilizado somente para atividades de ensino e pesquisa, sendo necessário agendamento prévio. HEMEROTECA: espaço destinado ao acervo de publicações periódicas como: jornais, revistas, encartes, botetins, etc. Os periódicos não estão disponíveis para empréstimo domiciliar. GUARDA-VOLUMES: armários utilizados para a guarda de bolsas, mochilas, sacolas, pastas, fichários, entre outros, durante a permanência do usuário na Biblioteca. Não é permitido sair da Biblioteca com o chave do cadeado do armário. Os materiais esquecidos no guarda-volumes serão recolhidos todos os dias, antes da abertura da Biblioteca. Cabe aos servidores o direito de examinar os materiais que o usuário deixar ou retirar da Biblioteca e permitir-lhe ou vetar-lhe a entrada ou saída. Os servidores da Biblioteca não serão responsáveis pelo extravio dos objetos deixados no guarda-volumes.

Segunda à sexta-feira: 7h às 21h.

ENDEREÇO: Ifes - Campus de Alegre Biblioteca Monsenhor José Bellotti Rua Principal s/n° - Distrito de Rive - Caixa Postal 47
CEP.: 29.500-000 - Alegre - ES
Tel.: (28) 3552-8131 Ramal 209

E-mail: biblioteca.alegre@ifes.edu.br

Alegre, 30 de janeiro de 2013.

registrado em: ,