Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 15h06 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 15h12

O Campus de Alegre vem implementando as ações da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, regulamentada mediante a aprovação da Resolução do Conselho Superior Nº19/2011, de 09 de Maio de 2011.

Os Editais para participação nos programas são lançados no início do período letivo, e divulgados nos murais de avisos do Campus e no site www.alegre.ifes.edu.br. No ano de 2015, a divulgação dos Editais está prevista para o mês de março.

Programas Universais

Programa de Incentivo a Atividades Culturais e Lazer

Visa à promoção de atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, destinado a todos os discentes que estejam regularmente matriculados. O objetivo do programa é promover atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, que contribuam para a formação física e intelectual dos discentes, propiciando a inclusão social, na perspectiva da formação cidadã.

Programa de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial

Destina-se a contribuir com as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Educacional Especial (NAPNEE), favorecendo a formação acadêmica dos discentes.

Programa de Atenção Biopsicossocial

Consiste na implementação de ações de acompanhamento psicológico, orientação e acompanhamento social, educação preventiva, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, equipamentos assistivos à saúde, primeiros socorros e outros, sendo destinado a todos os discentes regularmente matriculados.
O Campus de Alegre desenvolve várias atividades referentes a este programa, nas quais se incluem: Acompanhamento Psicológico, Orientação e Acompanhamento Social e Atendimento Ambulatorial.

Programas Específicos de Atenção Primária

Programa Auxílio Transporte

É um programa destinado a contribuir para a permanência dos discentes que necessitam de transporte para acesso ao Campus e retorno à sua residência de origem, favorecendo o processo de formação acadêmica. O objetivo do programa é contribuir para a permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade social, assegurando-lhes auxílio institucional para complementação de despesas com transporte, proporcionando melhores condições para sua formação acadêmica.
No Campus de Alegre as regras para a participação no programa são estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo, divulgado nos murais de aviso do Campus e no site www.alegre.ifes.edu.br.

Programa Auxílio Alimentação

Destina-se a fornecer ou subsidiar alimentação aos discentes, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, no que tange ao fornecimento e subsídio de alimentação, proporcionando condições para sua formação acadêmica a fim de propiciar condições para o complemento das atividades escolares.

Programa Auxílio Didático e Uniforme

É um programa destinado prioritariamente aos discentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de auxiliá-los na aquisição do material didático necessário para aulas práticas, estudo individual e desenvolvimento de projetos, como: concessão de cópias de materiais elaborados pelos docentes, impressão para fins escolares, custeio de instrumentos específicos do curso estudado, acesso, participação e aprendizagem em programas de inclusão digital e o uniforme.
No Campus de Alegre os alunos não pagam taxas referentes a cópias de material didático.
Os alunos dos cursos técnicos também podem receber auxílio uniforme, com regras estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo, divulgado nos murais de aviso do Campus e no site www.alegre.ifes.edu.br.

Programa Auxílio Moradia

É um programa destinado a garantir a permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade social, que residam ou possuam grupo familiar, prioritariamente, em local que inviabilize o acesso diário ao Campus, no horário regular das atividades acadêmicas, seja pela distância, seja pela dificuldade de acesso ao transporte.
O Campus de Alegre oferece vagas em alojamentos, de forma gratuita, a alunos de cursos técnicos, com menos de 18 anos e que sejam do sexo masculino.
Além disso, o Campus oferece auxílio moradia na forma de benefício financeiro aos alunos que residam no distrito de Rive. As regras para a participação no programa são estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo.

Programas Específicos de Atenção Secundária

Programa Auxílio Monitoria

É um Programa Específico de Atenção Secundária da Política de Assistência Estudantil do Ifes destinado a valorizar o potencial do discente com desempenho acadêmico notório, oferecendo-lhe a oportunidade de desenvolver atividade de monitoria, entendida como uma atividade de ensino-aprendizagem voltada à formação acadêmica do corpo discente e vinculada a uma disciplina e/ou bloco de disciplinas dos cursos do Ifes. O objetivo do programa é contribuir para o bom desenvolvimento do processo de formação acadêmica dos discentes envolvidos, desenvolvendo nos monitores conhecimentos e habilidades relativas à prática docente.

No Campus de Alegre as regras do programa são estabelecidas em editais simplificados lançados no início de cada período letivo, com processo de seleção para alunos dos cursos técnicos e de graduação. Há duas modalidades: Auxílio Monitoria (em que há recebimento de bolsa) e Monitoria Voluntária (em que não há recebimento de bolsa). Em ambas as modalidades, há emissão de certificado ao monitor ao final das atividades.

Seguro escolar e outros custeios

Os recursos de Assistência Estudantil do Campus de Alegre são ainda empregados no pagamento de apólices de seguro escolar contra acidentes pessoais, destinado aos alunos, e também no custeio das despesas referentes à participação dos mesmos em eventos externos, seminários, congressos, visitas técnicas, entre outros.