Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Informes > Atendimento ao Estudante
Início do conteúdo da página

Atendimento ao Estudante - CRACT

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 08h45 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h12

Coordenadoria de Registro Acadêmico da Educação Básica

O Setor de Registro Acadêmico é responsável pela organização e operacionalização dos processos de matrícula e rematrícula, pela emissão de documentos e por procedimentos diversos relacionados à vida acadêmica no Campus.

Coordenadora
Jeane de Almeida Alves

Equipe
Lidiany Miranda Ferraz

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 11h, 12h às 16h e 18h às 20h
28 3564 1810
ensinotecnico.alegre@ifes.edu.br
Prédio Principal

Solicitações de Documentos
O aluno deverá solicitar, na Secretaria, com antecedência, documentos como declarações, históricos parciais, etc., respeitando assim os prazos estabelecidos para a sua confecção.

Cancelamento de Matrícula
Conforme o §1º do Art. 25, do Regulamento da Organização Didática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ROD) do IFES, serão considerados desistentes os alunos do primeiro período que não frequentarem os cinco primeiros dias letivos sem apresentar justificativa durante esse período. Logo, o aluno terá sua matrícula CANCELADA e perde sua vaga no curso.
Os outros motivos que acarretam no cancelamento da matrícula estão descritos no Art. 29 do ROD.

Aproveitamento de Estudos
Para ser concedido o aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, o aluno deverá entregar requerimento na Secretaria, acompanhado dos seguintes documentos, devidamente autenticados pela instituição de origem:
I. Histórico escolar parcial ou final com a carga horária e a verificação do rendimento escolar dos componentes curriculares;
II. Currículo documentado com os Planos de Ensino cursados.
A verificação de rendimentos dar-se-á pela análise do processo, com base no parecer de uma comissão (constituída por representantes do setor pedagógico e docentes das especialidades avaliadas), respeitando, no mínimo, 75% de similaridade dos conteúdos e da carga horária do curso pretendido.

Transferência Externa
Para solicitar Transferência Externa, o aluno deve preencher requerimento fornecido pela Secretaria, que deverá ser assinado pelo responsável legal, no caso de aluno menor de idade. Deve-se anexar a este requerimento o “Nada Consta” da Biblioteca e do CGAC.

Os alunos devem acompanhar os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

 

Fim do conteúdo da página