Página inicial > Notícias > Aula prática no litoral sul capixaba sobre ecologia de ecossistemas

Aula prática no litoral sul capixaba sobre ecologia de ecossistemas

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h11 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h11

Nos dias 27 e 28 de junho foi realizada aula prática no litoral sul capixaba sobre ecologia de ecossistemas, das disciplinas de Ecologia Geral e Ecologia I (Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Ciências Biológicas) sob responsabilidade do professor Bruno de Lima Preto. A viagem foi realizada em parceria com a Coopa-Ifes, que auxiliou também financiando parte dos custos dos alunos. As aulas aconteceram no Parque Estadual Paulo César Vinha (ambiente de restinga, brejos e lago), no IPCMar (conservação de tartarugas marinhas), no costão rochoso da Praia Costa Azul (ambiente litorâneo e relação da fauna e flora nos costões rochosos), na maricultura da Associação de Pescadores de Anchieta (produção de mexilhões), no manguezal do Rio Benevente e Ruínas do Rio Salinas (estuário, manguezal, sambaqui e história da colonização capixaba). Foram dois dias de aula totalizando 17 horas de atividades práticas, além de momentos de muita convivência. De acordo com o aluno Winycius Soares Aguirres, do primeiro período em Engenharia de Aquicultura, “a aula prática de campo foi extremamente importante, possibilitando o contato direto do aluno com aquilo que é discutido em sala de aula, possibilitando que o aluno grave os conhecimentos de maneira mais fácil”. Ainda segundo o aluno, “a aula de campo foi bem completa, enriquecedora e demonstrando diversas aplicações de conhecimento”. Segundo a aluna do primeiro período em Licenciatura em Ciências Biológicas Vittoria Corrêa Araújo, “as aulas práticas no litoral sul capixaba me ajudaram a definir que de fato eu quero cursar Ciências Biológicas”. Outra aluna, do mesmo curso, Bárbara Caetano Ferreira, disse que “as aulas possibilitaram contato direto com a natureza, ampliando as sensações, além de possibilitar a experiência com alunos de cursos diferentes.
As aulas aconteceram com apoio do monitor Pedro Costa, do educador socioambiental Geraldo Dutra e do professor Jhoelder Tavares.