Página inicial > Notícias > III Workshop “Tópicos Especiais em Aquicultura: Tecnologia e inovação”

III Workshop “Tópicos Especiais em Aquicultura: Tecnologia e inovação”

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 14h47 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 14h47

Aconteceu na última terça-feira, 02 de julho de 2019, o III Workshop da disciplina Tópicos Especiais em Aquicultura, ministrada pelo professor Bruno de Lima Preto. Tivemos a participação de cerca de 70 pessoas entre alunos e servidores que atuam no curso de Engenharia de Aquicultura. O tema deste ano foi “Tecnologia e Inovação”. O workshop se refere ao trabalho final da turma que cursa a disciplina. Foram 8 horas de evento, distribuídas em apresentações sobre “Inovação tecnológica e desafios para inovação” (Prof. Tércio de Souza), “Incubadora de empresas: o caso do Ifes Campus de Alegre” (Prof. Victor Pirovani). Além disso, tivemos apresentações de trabalhos relacionados à inovação tecnológica na aquicultura, desenvolvidos pelos alunos da Engenharia de Aquicultura Caio Ferreira e Letícia Xavier. Os alunos que cursam a disciplina também apresentaram trabalhos, com proposições de modelos de negócio para o Setor de Aquicultura do Ifes e para AcquaJr. A finalização do evento aconteceu por meio de uma gincana. Os alunos foram desafiados a escolher um problema ou um potencial de qualquer elo da cadeia produtiva da aquicultura, desenvolver uma idéia inovadora (solução) com base no Modelo Canvas e apresentá-la. Os trabalhos foram julgados pelos professores Claudio Barberini, Pedro Pierro, Bruno Preto e Simone de Carvalho, havendo premiação para a primeira e segunda colocação. Os grupos, de no máximo oito pessoas, foram formados por alunos de todos os períodos do curso, favorecendo a integração entre veteranos e novatos.