Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Especialização em Educação em Humanidades

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 16h14 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 13h10

 

Coordenador do Curso: Professor Dr. Adilson Silva Santos

E-mail: ppgeh.ale@ifes.edu.br

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Humanidades, em sintonia com as questões étnico-raciais, de gênero e socioambientais, caracteriza-se pela busca da construção de saberes que atentem para a dialogicidade e para a circularidade, na medida em que propõe uma educação libertária, aberta ao outro, que visa à inclusão e integração dos sujeitos. Assenta-se tanto na perspectiva dos estudos decoloniais - a partir dos quais é possível pensar a construção de saberes que rejeitem a compreensão eurocêntrica de mundo, quanto nos pressupostos da cultura e do poder, pensados em múltiplos sentidos, mas interconectados. Do mesmo modo, debruça-se sobre a diversidade cultural e étnica responsável pela tessitura da sociedade capixaba, buscando compreendê-la de forma a valorizar as produções regionais e locais do Espírito Santo.


Ao final do curso, espera-se que o especialista em Educação em Humanidades seja capaz de identificar os problemas sociais no âmbito geral e local e sobre eles atuar como um agente transformador da realidade local, apresentando melhorias e promovendo cooperação entre os profissionais de suas respectivas áreas de atuação. Além disso, enseja-se que seja comprometido com os aspectos éticos da sua profissão e com a difusão de práticas próprias ao pleno exercício da cidadania, e apto a incorporar a pesquisa e a extensão como elementos constitutivos de sua atividade laboral, sendo responsável pela implementação de práticas inovadoras.

 

Objetivos

Entre os seus principais objetivos, destaca-se a oferta de qualificação aos profissionais graduados nas áreas de Humanidades ou a elas correlatas, por meio de uma formação abrangente, transdisciplinar e fundamentada no debate acadêmico contemporâneo, para atuarem em seus ambientes profissionais com conhecimentos que lhes capacitem a identificar e intervir sobre a realidade social e local. Fundamenta-se numa perspectiva transdisciplinar, com o olhar voltado para o diálogo entre o ambiente acadêmico, as comunidades locais e os movimentos sociais e sua inserção no mundo o trabalho.

 

 

Público - Alvo

Devido à grande abrangência da área do curso, a formação do aluno que poderá cursar a especialização em Educação em Humanidades é diversificada. O curso será oferecido a estudantes graduados nas áreas de Ciências Humanas, Artes, Linguagens, Letras e Ciências Sociais Aplicadas. Por sua amplitude, atende a uma enorme gama de graduados em distintas disciplinas e campos profissionais diversos: Administração, Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Relações Internacionais. Por possuir um caráter que visa à formação em Humanidades, o curso também atende aos profissionais graduados, que trabalham como técnicos administrativos de múltiplas áreas e instituições públicas e privadas, como o Instituto Federal do Espírito Santo e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA).

 

Regime Didático

O regime didático do curso de Pós-graduação Especialização em Educação em Humanidades, ofertado na modalidade à distância, prevê o cumprimento de 420 horas, onde 360 horas serão destinadas às aulas teóricas, e 60 horas correspondentes à elaboração do TFC. O curso possuiu 40 vagas. Salienta-se que a apresentação do TFC será realizada presencialmente.

Previsão de Início das aulas
Abril de 2024.

 

Local de Funcionamento

Ifes-Campus de Alegre
Prédio da Pós-Graduação
Rodovia BR 482, Km 47, s/n - Rive, Alegre - ES, CEP: 29.500-000

 

Contato

Telefones:(28) 3564-1800 – R: 1828
E-mail: posgrad.alegre@ifes.edu.br 

             ppgeh.ale@ifes.edu.br

 

Docentes, Disciplinas e Carga Horária

Docentes

- Matriz do Curso

 

Projeto Pedagógico e regulamentação

Projeto 

Regulamentação

Portaria de autorização

 

Fim do conteúdo da página