ENADE 2024 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 15h17 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 15h37

ENADE 2024 – ENADE DAS LICENCIATURAS

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados.

Em 2024, o  ENADE será aplicado em novo formato, exclusivamente para os cursos de licenciatura. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios.

Na edição de 2024, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre está enquadrado no ENADE.

As provas do ENADE serão compostas por Avaliação Teórica (AT) Avaliação Prática (AP). A Avaliação Teórica (AT)  terá uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas.

Quem deve fazer a Avaliação Teórica (AT)?

- concluintes de cursos de licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade das Licenciaturas;

- ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

Quem deve fazer a Avaliação Prática (AP)?

- os estudantes dos cursos das áreas de licenciatura que, no âmbito do estágio supervisionado obrigatório, estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições na AP (conforme o cronograma do edital) e até o final do mês julho de 2025.

É por meio do Sistema Enade que o(a) estudante realiza as ações que são de sua responsabilidade, conforme edital: confirmar ciência e aceitação das condições e regras estabelecidas no Edital; preencher o cadastro; solicitar atendimento especializado para a prova, quando necessário; solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário; alterar dados cadastrais, durante o período de cadastro, conforme item 1.2 do Edital; acompanhar a situação de sua inscrição; preencher o Questionário do Estudante; consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição; solicitar dispensa da prova, se necessário; realizar a Avaliação Prática;  acessar o Boletim de Desempenho Individual.

Os estudantes habilitados devem criar login único de acesso aos serviços do Governo Federal, através do site acesso.gov.br, para acessar o Sistema Enade. Os dados devem corresponder aos mesmos registrados na Receita Federal.

As inscrições dos estudantes ingressantes e concluintes para a Avaliação Teórica é responsabilidade dos coordenadores dos cursos participantes do ENADE 2024, e ocorreram no período de 23 de julho a 9 de agosto, sendo retificadas no período de 10 a 31 de Agosto de 2024.

Em relação à Avaliação Prática, as inscrições ocorrerão em dois períodos: de 16 de setembro a 15 de novembro, para os estágios de 2024/2, e de 3 de fevereiro a 4 de abril, para os estágios realizados em 2025/1.

Cronograma do estudante para aplicação da Avaliação Teórica (AT)

?️ 2 de setembro a 23 de novembro de 2024: Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados; Preenchimento do Questionário do Estudante.
?️ 2 a 8 de setembro de 2024: Solicitação de tratamento pelo nome social (pelos concluintes habilitados); Solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).
?️16 a 20 de setembro de 2024: Recurso da solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).
?️ 2 a 16 de setembro de 2024: Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição.
?️ 8 de janeiro de 2025 a 7 de fevereiro de 2025: Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante.
?️ 18 de fevereiro a 4 de março de 2025: Recurso das solicitações de dispensa do estudante indeferidas pela IES.

Cronograma do estudante para realização da Avaliação da Prática (AP)

1º período de AP: segundo semestre de 2024
?️
16 de setembro a 23 de novembro de 2024: Preenchimento do Questionário do Estudante e do Questionário de AP pelo Estudante.

2º período de AP: primeiro semestre de 2025
?️
3 de fevereiro a 31 de maio de 2025: Preenchimento do Questionário do Estudante.
?️ 3 de fevereiro a 3 de julho de 2025:Preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante.

Documentos norteadores do Enade 2024:

Edital Enade 2024 para maiores detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação.

Matriz de Referência da Formação Geral Docente – PARA TODOS OS CURSOS

Matriz de Referência de Formação Específica – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Outras informações:

Manual do Estudante

Provas anteriores

Página do ENADE do Ministério da Educação

Conteúdo produzido pela Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Ifes Campus de Alegre