Conteúdos de Língua Inglesa para acesso online

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 13h54 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 14h09
Caro aluno,
Seguem abaixo endereços de sites especializados e canais via Youtube que contemplam conteúdos de língua inglesa de forma bastante dinâmica. Alguns deles possuem aplicativos que podem ser baixados gratuitamente via iPhone (IOS) ou Android, o que aumenta sua autonomia para estudar, caso você não tenha nenhum conhecimento do idioma. Veja abaixo a descrição dos conteúdos encontrados em cada um deles:

Cambridge Assessment English

Cambridge Assessment English fornece gratuitamente um rico material para você testar seu nível de inglês. Apesar de ser estruturado para a realização do exame de certificação da Universidade de Cambridge, o material possui amostras de escrita, leitura e testes auditivos. Você pode checar todo o material gratuito no endereço abaixo:

British Council

No site do British Council, você encontra ícones na base de cima com atividades gratuitas sobre skills (testes auditivos, para escrita, leitura, pronúncia), gramática, vocabulário, inglês geral e inglês para negócios.

BBC – Words in the News – Learning English

Este site é essencial para estudantes de língua inglesa, uma vez que ele produz conteúdo audiovisual diário sobre o mundo inteiro em inglês e que pode ser baixado, inclusive a transcrição. O conteúdo é exibo com tarjas especificando o nível de conhecimento que a pessoa deve ter do idioma para o entendimento do texto – se é iniciante, intermediário ou avançado. Confira, também o próprio site da BBC - British Broadcasting Corporation, que possui bastante conteúdo escrito e em audiovisual em língua inglesa.

Voice of America – Learning English

Voice of America – Learning English pode ser uma ferramenta de grande ajuda aos estudantes cujo nível de inglês é iniciante, uma vez que as notícias que aparecem possuem até 1500 palavras, facilitando a compreensão da leitura e do áudio. Você pode baixar o áudio para ouvi-lo no seu celular, mas ele não possui a opção de baixar a transcrição. Caso queira acompanhar a leitura com maior facilidade, copie e cole o artigo no Word para impressão ou leitura no monitor.

O jornal The New York Times produziu o site The News York Times – The Learning Network, uma iniciativa de grande valia para estudantes de inglês. Cada dia, eles lançam uma lição – você pode acompanhá-las no ícone Current Event Lessons, bem como questões sobre notícias do mundo e geografia.

Duolingo

duolingo é um dos sites mais famosos para aprender inglês e outros idiomas de maneira gratuita. Segundo a empresa, 50 milhões de pessoas já usam a plataforma, que pede apenas um cadastro simples para que o usuário comece a aprender. A estrutura é colaborativa e funciona em formato de jogo. Os exercícios são como níveis e, conforme você avança, a dificuldade aumenta. Em cada resposta errada, você perde uma “vida” (um coração) e, ao perder todos, é necessário voltar ao início do “módulo”. O site treina gramática, leitura, compreensão e listening (exercícios que você escuta e escolhe a resposta). Além do site, o Duolinguo está disponível para download no Android, iPhone (iOS) e Windows Phone e também possui extensão para o Google Chrome.

Memrise

O site e aplicativo mobile Memrise também usa a diversão como ingrediente principal para a aprendizagem. Por meio de um jogo que utiliza vídeos, áudio, mnemônicos (técnicas de memorização) e até memes, o site promete te ajudar a aprender desde o básico até o avançado do inglês (americano ou britânico) e outros 9 idiomas. É possível ter acesso a muitas informações, pois são oferecidos exercícios de revisão, além do vocabulário. O Memrise funciona como uma rede social colaborativa, e você pode até convidar amigos para fazerem o curso juntos, seja em Android ou iOS (incuindo iPad).

Forvo

O objetivo do Forvo é ser um dicionário de pronúncia. Para a conversão em português, ele conta com mais cinco idiomas, mas o site em si tem pronúncias em mais de 200 línguas. Você pode utilizá-lo apenas com acesso ao site, ou fazer um cadastro e ter mais opções, como usar no aplicativo para celular, avaliar e discutir as pronúncias das pessoas, acompanhar as novas palavras adicionadas e baixar as pronúncias em áudio no formato .mp3. O site disponibiliza guias de viagens, mesmo para quem não é registrado, com frases úteis para turistas em 25 idiomas diferentes. É possível ver as palavras por categorias, como substantivos, adjetivos, animais, expressões e outras; e ouvir a pronúncia de nomes de participantes de grandes eventos, como o SuperBowl, Champions League, Golden Globes, e expressões comuns de épocas festivas, como Halloween e Natal. Forvo está disponível gratuitamente para web, Android e iOS”1.

Agora Eu Falo

O canal traz aulas com inúmeras lições sobre gramática e tempos verbais.

10 English in Brazil by Carina Fragozo

Aqui você encontra várias dicas culturais, de gramática e de expressões idiomáticas de uma professora de inglês que reside nos Estados Unidos.

11 Ask Jackie

Dicas super valiosas de uma estadunidense que morou muitos anos no Brasil e ensina inglês para brasileiros.

12 Gabaritos da Provas do ENEM – 2010 a 2019

No endereço do Brasil Escola, você encontra todas as provas, gabaritos e a correção comentada do Enem de 2005 a 2018. Para as questões de Inglês, conferir maior atenção nas provas de 2010 a 2018. Caso deseje apreciar as questões de 2019, baixe o arquivo no segundo link.

Descrições dos itens 6 ao 8 compiladas de: BARRETO, C. Cinco melhores sites grátis para aprender inglês sozinho. G1, TechTudo, 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/02/cinco-melhores-sites-gratis-para-aprender-ingles-sozinho.ghtml. Acesso em: 20 mar. 2020.