Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programas de Pesquisa e Extensão

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 18h02 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 18h05

Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Pict

O Pict é uma oportunidade enriquecedora para os alunos, contribuindo para envolvê-los nas atividades científicas e tecnológicas e também para formá-los como futuros pesquisadores, incentivando talentos potenciais, despertando vocação científica e o pensar científico. Para participar, é preciso estar vinculado a algum projeto de pesquisa sob orientação de um professor. Busque informação sobre as áreas de pesquisa de seus professores e os projetos de pesquisa que possuem vagas para atuação de estudantes. Conheça os programas:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic

O Pibic é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. O programa tem como objetivos formar recursos humanos para a pesquisa e contribuir para a formação científica dos estudantes de graduação por meio da concessão de bolsas.

Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica – Pivic

Como o Pibic, este programa tem como objetivos formar recursos humanos para a pesquisa e contribuir para a formação científica dos estudantes de graduação. No entanto, neste programa, os estudantes atuam como voluntários, portanto, não há concessão de bolsas de estudos.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti

O Pibiti tem como objetivo incentivar estudantes do ensino técnico e superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, por meio do pagamento de bolsas de estudo, e contribuir para sua formação profissional e para atuarem no fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.

Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Piviti

Semelhante ao Pibiti, este programa visa a contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores para atuarem no fortalecimento da capacidade inovadora das organizações no país. No entanto, neste programa os estudantes atuam como voluntários e não há pagamento de bolsas de estudo aos alunos.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - Pibic EM

O Pibic EM visa a despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e da Educação Profissional da rede pública, por meio da participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados.

Programa Institucional de Difusão Científica – Prodif

O Prodif busca apoiar a difusão de informações relacionadas à pesquisa, sejam elas os próprios resultados das ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, as oportunidades de captação de recursos externos e a divulgação de eventos. Também está previsto nesse programa o apoio a produções artísticas e culturais realizadas por servidores e estudantes da instituição.

Programa Institucional de Intercâmbio em Ciência, Tecnologia e Inovação – Prointer

O Prointer visa a apoiar o intercâmbio científico e tecnológico entre o Ifes e outras instituições de referência no cenário nacional e internacional, por meio do apoio à formação de redes cooperativas de pesquisa, enviando ou recebendo pesquisadores para colaboração no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, ou a realização de estágios e treinamentos para aquisição, consolidação e atualização de competências específicas relacionadas à sua linha de pesquisa.

Programa Institucional de Apoio à Conclusão de Cursos de Graduação – Prograd

O Prograd é destinado a apoiar e incentivar estudantes de graduação que estejam concluindo seus cursos por meio de concessão de auxílio a projetos de conclusão de curso que estejam alinhados com as atividades de pesquisa do professor-orientador.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas para alunos de licenciaturas participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de educação superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente do Ifes - Campus de Alegre que atua na licenciatura e de um professor da escola de educação básica.

Programas e Projetos de Extensão

As atividades de extensão desenvolvidas no Ifes - Campus de Alegre abrangem diversas áreas temáticas no país, mas, mais do que repassar o conhecimento produzido e beneficiar a sociedade, a extensão compartilha do conhecimento com a sociedade, gerando novos conhecimentos. Atualmente, existem cinco modalidades diferentes de atividades de extensão classificadas do seguinte modo:

  • Cursos de extensão: são aqueles que respondem a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal;
  • Eventos: são atividades de curta duração - palestras, seminários, exposições, congressos, workshops, entre outras, que contribuem para a disseminação do conhecimento;

A Semana de Ciência e Tecnologia é um dos mais destacados eventos e que integra o calendário acadêmico do Ifes. Trata-se de programação gratuita anual para divulgação à sociedade, em especial e aos estudantes do ensino médio e de graduação, da produção do ensino, da pesquisa e da extensão do Campus. A programação inclui uma Mostra de Cursos, em seus diferentes níveis, em que os estudantes divulgam, nos estandes dos seus cursos, os projetos e as atividades que desenvolvem, demonstrando seus possíveis campos de atuação. A Jornada de Iniciação Científica, a Mostra de Cursos e a Exposição do Programa Institucional de Bolsas estão sob a responsabilidade dos bolsistas dos programas e projetos de pesquisa e/ou extensão.

  • Projetos de extensão de ação contínua: têm como objetivo o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino, sendo desenvolvidos ao longo do ano letivo;
  • Programas especiais: compreendem atividades de duração determinada que, inicialmente, não se enquadram na estrutura básica da grade curricular dos cursos; e
  • Programas permanentes: são empreendimentos que se caracterizam por uma organização estável e por disponibilizarem uma infraestrutura para a divulgação científica, artística e cultural.

Empresas Juniores

As Empresas Juniores são constituídas como associação civil, sem fins lucrativos, que oferecem serviços de consultoria e assessoria para governo e instituições privadas, sob a orientação de professores ou profissionais especializados, com registro em seu respectivo conselho. Uma EJ tem como função principal desenvolver seus membros por meio da prática empresarial, para que sejam empreendedores, isto é, pessoas capazes de impactar positivamente a sociedade. Para que isso aconteça, as empresas juniores realizam projetos de qualidade a um custo abaixo do mercado, prestando serviços à sociedade em prol do desenvolvimento. O trabalho de um empresário júnior é voluntário, sendo que o dinheiro que a empresa recebe pelos seus projetos é revestido na capacitação de seus membros. Cada curso pode ter uma EJ e os estudantes podem fazer parte apenas da empresa júnior do seu curso, salvo se o curso no qual esteja matriculado não possua uma EJ. Os próprios alunos, empresários juniores, são responsáveis pela seleção e treinamento dos seus novos membros.

Fim do conteúdo da página