Página inicial > Notícias > Campus de Alegre tem projeto aprovado em Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2010

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2010, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

O PROEXT é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.

O Campus de Alegre obteve aprovação do projeto “Cidadania Itinerante: reeducação ambiental em comunidades rurais”, submetido ao Programa de Extensão Universitária em maio deste ano. A proposta tem por objetivo implementar ações de educação ambiental em comunidades rurais através de equipes itinerantes para capacitação, difusão tecnológica e mobilização sóciocultural.

O programa será desenvolvido na região do Caparaó-ES, composta por 11 municípios, sendo eles: Alegre, Guaçui, Jerônimo Monteiro, Iuna, Irupí, Ibitirama, Ibatiba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Muniz Freire. Dentre as ações previstas estão o levantamento de demandas através de metodologias participativas; a composição de equipes de trabalho específicas para atendimento das mesmas por meio de visitas, oficinas, palestras, seminários e minicursos.

O eixo norteador das ações será o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais atendidas, através da identidade sócio ambiental, da percepção e da ampla discussão em torno dos modelos alternativos de geração de renda e acesso a difusão tecnológica, visando a contrução da cidadania.

O projeto foi construído pelos servidores André Ferrari Gualberto, Angela Maria do Amaral Abreu, Charlini Contarato Sebim, Dinoráh Lopes Rubim Almeida, João Batista Pavesi Simão, Marcos Antonio Sattler, Monique Moreira Moulin, Núbia Henrique Guimarães Martins e Thais Vianna Silva, sendo coordenado pela professora Charlini Contarato Sebim.

Parabéns à equipe e sucesso no desenvolvimento do projeto!!!

Alegre, 19 de Agosto de 2010.