Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Acesso SIGEPE
Início do conteúdo da página

Acesso SIGEPE

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 17h00 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 17h02

Definição
O SIGEPE SERVIDOR disponibiliza aos servidores ativos, aposentados e pensionistas: autorização de consignatária, contracheque, informe de rendimentos para Imposto de Renda, seus dados pessoais e financeiros e dessa forma acompanhem a sua vida funcional.

Toda atualização de dados pessoais feitas no SIGEPE, deve ser feita posteriormente junto ao Ifes - Campus de Alegre, mediante formulários próprios.

Lembre-se de utilizar os navegadores Firefox ou Internet Explorer!

A solicitação de desbloqueio de senha do Sigepe acontecerá por meio do e-mail 
cggp.ale@ifes.edu.br no qual o interessado deverá informar nome completo e CPF.

O acesso pode ser realizado no Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) do Governo Federal, por meio do Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC), seguindo os seguintes passos:
1. acessar  o site www.servidor.gov.br ;
2. clicar na opção “Sigepe Servidor e Pensionista”;
3. fazer o login, utilizando seu CPF e a senha criada no SIGAC; 

Primeiro Acesso / Criação de senha SIGAC
No caso do primeiro acesso ou criação de senha no SIGAC, o servidor deve seguir os seguintes passos:
1. acessar  o site 
https://www.gov.br/servidor/pt-br;
2. clicar na opção “Sigepe Servidor e Pensionista”;
3. no menu "Precisa de Ajuda", escolher a opção "Primeiro acesso";
4. preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida Clicar em "Continuar";
5. seguir as instruções descritas na mensagem apresentadas na tela;
    - O sistema irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um link de confirmação;
    - Acessar o seu e-mail e abrir a mensagem enviada;
    - caso não receba o e-mail, observar as possíveis razões apresentadas na tela.
6. acessar o link enviado no e-mail;
7. usuário será redirecionado para uma página de verificação do link de confirmação. Selecionar "Continuar";
8. informar os dados cadastrais solicitados. Clicar em "Confirmar";
9. cadastrar resposta a duas perguntas desafios. Clicar em "Confirmar";
10. atualizar número de telefone celular;
11. cadastrar senha, preenchendo os campos "Nova Senha" e "Confirme a Nova Senha". Clicar em "Confirmar". Clicar "Sim" na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado.
 

Passo a passo - Primeiro acesso (criação de Senha SIGAC):
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/servidor-pensionista-acesso-sigepe-e-aplicativos/primeiro-acesso 

Esquecimento de senha
No caso de esquecimento de senha, o servidor deve seguir os seguintes passos:
1. acessar  o site 
https://www.gov.br/servidor/pt-br
2. clicar na opção “Sigepe Servidor e Pensionista”;
3. no menu "Precisa de Ajuda", escolher a opção "Esqueci minha senha";
4. seguir as instruções descritas na tela.
 

Passo a passo - Recuperação de Senha
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/servidor-pensionista-acesso-sigepe-e-aplicativos/servidor-pensionista-acesso-site-e-aplicativo
 

Sigepe Mobile
O Sigepe Mobile foi desenvolvido para uso dos servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal, permitindo acesso ao SIGEPE. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store.
Para instalar o Sigepe Mobile, o servidor deve:
Para quem tem smartphone ou tablet Android:
1) entrar na loja virtual Google Play;
2) pesquisar pelo nome Sigepe mobile;
3) instalar o aplicativo.

Para quem tem smartphone ou tablet iOS:
1) entrar na loja virtual App Store;
2) pesquisar pelo nome Sigepe mobile;
3) instalar o aplicativo.

Para acessar o Sigepe Mobile, o servidor deve:
1) instalar o aplicativo;
2) conectar à internet ;
3) digitar a mesma senha criada no Sigac - Sistema de Gestão de Acesso;
4) clicar em "entrar".
 

Passo a Passo SIGEPE Mobile
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/aplicativo-sigepe-mobile/aplicativo-sigepe-mobile
 

Em caso de dúvidas adicionais acesse:
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/duvidas-frequentes-de-acesso/servidor-ou-pensionista-sigepe-mobile
 

Setor Responsável pelo Sistema
Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público - SEGRT
Telefone: 0800-9782328
 

Setor Responsável por desbloqueio de Usuário
Nome do setor: Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas/Ifes/Campus de Alegre
Telefone: (28) 3564-1865
Email: 
cggp.ale@ifes.edu.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página