Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia Nacional da Ciência e do pesquisador!
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Ciência e do pesquisador!

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 15h23 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 16h08

No dia 8 de julho comemora-se o Dia Nacional da Ciência (Lei n. 10.221/2001) e também o Dia Nacional do Pesquisador Científico (Lei n. 11.807/2008). O objetivo da celebração é estimular o interesse dos jovens pela ciência e divulgar os saberes científicos para a sociedade.

O Laboratório de Ensino de Ciências (LENC), juntamente com outros laboratórios do campus e disciplinas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou, no dia 8 de julho, uma exposição de seu acervo e também de materiais e recursos didáticos que podem facilitar a nossa percepção e a nossa vida neste mundo.

Para além da exposição, o objetivo do evento é reforçar a ideia do professor enquanto pesquisador, que busca investigar e materializar recursos didáticos e metodologias de ensino e aprendizagem que facilitem a construção do conhecimento científico.

O LENC desenvolve atividades de planejamento e intervenção didático-pedagógicos no que se refere ao ensino de Ciências, apresentando-se como um espaço de apoio ao ensino básico e de graduação. Dentre essas atividades destacam-se: empréstimos de materiais (inclusive Kits Experimentoteca); realização de oficinas e cursos; aulas práticas e simulações; experimentos e jogos.

Dentre suas finalidades, o LENC se propõe a: contribuir para formação inicial e continuada de professores da área de ciências; oportunizar a relação entre teoria e prática nas disciplinas que envolvem ciências; construir material didático a ser utilizado nas aulas de ciências; estimular o interesse pelo aprendizado de ciências; fornecer subsídios para a pesquisa e a extensão no ensino de ciências.

O LENC está localizado no 1º pavimento do prédio dos cursos superiores, funcionando de 2ª a 6ª feira, de 7h30min às 16h30min.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página