Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programas > Cão Guia > Família Socializadora
Início do conteúdo da página

Família Socializadora

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2015, 08h38 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 08h46

O que é?

São famílias/pessoas voluntárias que abrigam um futuro cão-guia durante 15 meses, ensinando-lhe as noções básicas de obediência. Neste tempo, a família leva o cão a todos os lugares possíveis para que ele se acostume a diferentes ambientes, tendo assim um convívio social.

A família socializadora presta serviço voluntário, mediante termo de adesão, de socialização do cão-guia comprometendo-se a auxiliar o Centro de Formação de Treinadores e de Instrutores de Cães-Guia do Campus de Alegre somente na função que lhe couber.

O serviço voluntário é de caráter gratuito, não cabendo qualquer tipo remuneração a título de contraprestação nem tampouco gera vínculo trabalhista e nem obrigação de natureza previdenciária.

 

Como faço para me tornar uma Família Socializadora?

Listamos algumas regras para se tornar uma Família Socializadora:
• morar nos municípios que fazem limite com a Sede do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do Campus de Alegre;
• ser maior de 18 anos ou morar com alguma pessoa maior de 18 anos que fique responsável pelo cão;
• ter disponibilidade para levar o cão-aprendiz ao trabalho e locais públicos;
• ter disponibilidade para cuidar do cão-aprendiz, uma vez que o filhote não poderá ficar mais que 4 horas sem supervisão;
• ter disponibilidade para receber os alunos do curso técnico que realizarão as aulas de adestramento em domicílio a cada 15 dias ou mensalmente;
• dispor de tempo para treinar e socializar o cão diariamente;
• estar disposto a seguir rigorosamente as instruções passadas pela equipe do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia;
• oferecer um ambiente seguro ao cão. O filhote deverá viver dentro de casa, junto com as pessoas;
• todos os membros da casa precisam concordar com a presença do cão;
• ser comprometido com o projeto por pelo menos um ano.

Se você concorda com as regras acima, você é um excelente candidato!

 

Como realizar o cadastro?

Para realizar o cadastro de Famílias Socializadoras do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia acesse o formulário.

Acesse aqui o formulário.

Como serão realizadas as entrevistas?

A Equipe entrará em contato com as famílias/pessoas cadastradas convidando-as para uma entrevista presencial a ser realizada na sala de funcionamento da Coordenação do Curso em data e horário a serem acertados com a família contatada.

 

Como será realizada a capacitação das famílias socializadoras?

As famílias/pessoas entrevistadas serão convidadas a participarem de uma capacitação a ser realizada no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia com carga horária prevista de 08 horas, ocasião em que a equipe passará informações acerca dos cuidados, noções de obediência e manejo do cão-aprendiz.

A Equipe informará com antecedência a data, o local e o horário da capacitação com antecedência.

 

Como serão realizadas as visitas domiciliares?

Durante a realização da capacitação das famílias socializadoras, a Equipe agendará individualmente uma visita domiciliar a cada família para fins de verificação in loco das condições de moradia e ambiente familiar.

 

Como será realizada a entrega dos cães aprendizes?

As famílias selecionadas receberão os filhotes mediante assinatura de termo de adesão para trabalho voluntário de família socializadora em que constarão a identificação e características do cão-guia a ser socializado e as obrigações a serem cumpridas pela família e pela Entidade.

 

Há legislação que ampare a família socializadora no trabalho de socialização do cão aprendiz?

A lei federal 11.126/2005 e o decreto 5.904/2006 asseguram o direito de cães-guia ingressarem ou permanecerem com o dono ou com o Instrutor ou treinador ou o voluntário socializador em qualquer ambiente de uso coletivo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página