Página inicial > Notícias > 4º SIMPÓSIO DE CAFEICULTURA DO CAPARAÓ E 12º ENCONTRO DE CAFEICULTORES DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 15h15 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 11h25

4º SIMPÓSIO DE CAFEICULTURA DO CAPARAÓ E 12º ENCONTRO DE CAFEICULTORES DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE ENVOLVEM PRODUTORES, ACADEMIA E PROFISSIONAIS DA ÁREA NO IFES DE ALEGRE

A 4º edição do Simpósio de Cafeicultura do Caparaó apresentou algumas novidades em relação aos anos anteriores. A maior e mais importante foi o intercâmbio entre profissionais de institutos federais de vários Estados produtores de café. Dentre eles, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás e Ceará, entre outros.

Além de oficinas, palestras e apresentações de trabalhos científicos, o simpósio acontecido entre os dias 25 e 26 de novembro, contou com o 1º Campeonato de CupTasters do Caparaó, cujo objetivo foi avaliar o conhecimento dos degustadores na distinção de cafés. Com um total de 32 participantes, o campeonato mostrou o poder feminino na técnica de degustação, ao ter três finalistas. Jeziane Garcia, Larissa Sodré e Maria Aparecida, desbancaram os demais concorrentes e conseguiram disputar a grande decisão, no auditório principal, sendo que Maria Aparecida sagrou-se a campeã da acirrada disputa.

Maria Aparecida, Larissa Sodré e Jeziane Garcia, disputando o CupTasters.

Os participantes do evento puderam também experimentar cafés em uma cafeteria especialmente montada por profissionais, com dezenas de opções especiais. Com serviço de cafés expressos e coados em diferentes métodos de preparo, a cafeteria ficou à disposição dos participantes.

O aluno do curso de Tecnologia em Cafeicultura, Tiago Borges na cafeteria durante o evento.

Neste ano, um dos objetivos da organização do evento foi promover a cafeicultura nacional com participação dos diversos elos da cadeia produtiva e, em especial, mostrar como a educação foi alicerce para os bons resultados obtidos pela cafeicultura no Brasil. Com isso, o tecnólogo Danilo Ferreira Mendes, abordou sobre os desafios superados como ex-membro da Caparaó Jr., e sua trajetória como profissional da área.  Além disso, dois produtores, um de arábica e um de conilon, também deram testemunhos sobre como a academia ajudou na produção de cafés especiais.

Além disso, o evento ainda contou com a palestra de um dos maiores nomes da cafeicultura brasileira, o pesquisador José Braz Matiello, que mostrou a evolução da cafeicultura no país.

Pesquisador José Braz Matiello durante o 12º Encontro de Cafeicultores

O evento foi uma realização do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus de Alegre, Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes campus de Alegre, Samarco, Banestes, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

A exposição contou com variadas empresas, apresentando um vasto conteúdo de produtos e serviços, que além da comercialização dos produtos também contou com trocas de experiências entre profissionais, técnicos, produtores e estudantes. A estudante Layla Ribeiro, do curso superior de tecnologia em cafeicultura disse estar aproveitando a oportunidade para aprender: “Além de nós alunos termos a oportunidade de participar da organização do evento, ainda conseguimos encontrar profissionais, produtores e diversas empresas com variados produtos e serviços diferentes, que ajudam muito a identificar os vários nichos de mercado para quando nós estivermos graduados no futuro”.

A Nação Café esteve presente com suas camisas temáticas ao café.

Correalizadores do evento e apoiadores de um projeto que estimula e impulsiona a cafeicultura da região do Caparaó, o time do Banestes veio mostrar seus produtos financeiros durante o 4º Simpósio de Cafeicultura do Caparaó.

A Coopa-Ifes mostrou seus serviços e produtos durante os dois dias de evento.

A empresa AGROCP apresentou sua linha de fertilizantes no Simpósio de Cafeicultura do Caparaó.

O CREA-ES, além de correalizador do evento, mostrou seus serviços nos dois dias de exposição.

Durante a exposição, o evento contou com a apresentação de dezenas de trabalhos científicos voltados à cafeicultura.

A tradicional empresa, Casa do Adubo, também esteve representada durante o 4º Simpósio de Cafeicultura do Caparaó.

A Vitagrícola, também esteve presente e mostrou seus produtos e serviços durante a exposição.

Em todos os eventos realizados pela Caparaó Jr., é dada a oportunidade de outras empresas juniores mostrarem os seus serviços. Este ano foi a vez da Floema, da UFES, de Alegre.

A Agrosserra está presente nos simpósios e encontros de produtores desde as suas primeiras edições. Na foto, Sandro Gorini, ex-aluno da EAFA, realiza atendimento ao produtor durante o 4º Simpósio de Cafeicultura do Caparaó.

A equipe do Sicredi estreou nos eventos de café realizados no IFES – campus de Alegre. A cooperativa de crédito recém-chegada ao município, trouxe sua unidade móvel para o Simpósio.

A Ruralmaq, empresa fabricante de Torradores e outras máquinas agrícolas trouxe seu torrador de 2,7kg, com alta tecnologia e performance para o Simpósio de Cafeicultura.

A Mahindra Tratores trouxe seus tratores e implementos para demonstração no Simpósio de Cafeicultura do Caparaó.

Por fim, de modo a oportunizar que os produtores atendidos pela Caparaó Jr. pudessem expor seus cafés, o evento ainda teve um estande especial para a comercialização de cafés especiais.

Colaboração: Caparaó Jr (texto) e Marcos Brito (fotos)