Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Laboratório de Botânica (Labot) lança duas publicações com enfoque na divulgação científica
Início do conteúdo da página

Laboratório de Botânica (Labot) lança duas publicações com enfoque na divulgação científica

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h09 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h31

O Labot - Laboratório de Botânica do Ifes campus de Alegre, coordenado pela professora Karla Pedra, acaba de publicar dois materiais de divulgação científica: o e-book Plantas Alimentícias não convencionais: resgatando saberes e sabores e a cartilha Macroalgas marinhas costão rochoso de Castelhanos, Anchieta-ES.

O e-book Plantas Alimentícias não convencionais: resgatando saberes e sabores traz informações nutricionais e receitas veganas voltadas para a merenda escolar de 15 espécies de plantas tradicionalmente consumidas na região sul do Espírito Santo.  As espécies que constam nesse trabalho foram selecionadas através do resgate da cultura alimentar tradicional agricultores familiares do Assentamento Floresta localizado no município de Alegre, sul do Espírito Santo, na microrregião do Caparaó capixaba.

A publicação visa apresentar e valorizar o resgate do hábito alimentar do consumo das plantas alimentícias não convencionais, enfatizando a sabedoria tradicional e incentivando o consumo desses alimentos. Incluir essas plantas nas nossas refeições além de ser muito saudável, sustentável, ecológico e saboroso, é também um ato de resistência mediante ao sistema industrializado e capitalista que escolhe por nós os nossos alimentos.

Desde 2018 têm sido ministradas oficinas em escolas públicas da região nas quais os próprios alunos elaboram e experimentam as receitas, que tiveram ótima aceitação do público. Essas ações fazem parte das atividades pesquisa e extensão do projeto “RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ACERCA DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NA MICRORREGIÃO DO SUL DO CAPARAÓ”. 

A cartilha Macroalgas marinhas costão rochoso de Castelhanos, Anchieta-ES foi elaborada a partir do projeto “INDICADORES ECOLÓGICOS E STATUS DE CONSERVAÇÃO DE MACROALGAS DA REGIÃO LITORÂNEA DE ANCHIETA – ES”. Com o intuito de divulgação científica a cartilha visa promover a sensibilização ambiental sobre a importância das algas marinhas. As macroalgas são organismos fotossintetizantes que atuam como base da cadeia alimentar desempenhando um papel fundamental no equilíbrio ecológico dos costões rochosos. O costão rochoso de Castelhanos foi estudado durante três anos, sendo amostras 96 espécies de macroalgas. Dessas foram selecionadas 20 espécies para compor a cartilha em função da sua importância ecológica e econômica.

Acesse aqui os materiais publicados:

- E-book Plantas Alimentícias não convencionais: resgatando saberes e sabores 
- Cartilha Macroalgas marinhas costão rochoso de Castelhanos, Anchieta-ES. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página