Cão-guia treinado no Campus de Alegre acompanha atleta paralímpica em Jogos Universitários
A estudante Daniela conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na modalidade corrida.
O segundo cão-guia entregue pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) acompanhou a deficiente visual Daniela da Costa Cornachini nos Jogos Universitários Paralímpicos 2017. A atleta paralímpica conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na modalidade corrida. A competição aconteceu entre os dias 26 e 30 de julho, em Jabaquara, São Paulo.
Daniela recebeu o labrador Paco no dia 10 de julho, durante solenidade no Campus de Alegre. Ela foi selecionada por meio do Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH). Paco foi treinado pela primeira turma do Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG) do campus.
A atleta paralímpica treina quatro horas diariamente na pista do Campus Vitória. As medalhas conquistadas nos Jogos Universitários Paralímpicos foram nas categorias 100, 200 e 400 metros. Daniela disse estar realizada com o cão-guia. “Já me adaptei totalmente, e hoje faço tudo com o Paco. Ele me levou pra pista, acompanhou os jogos e fez muito sucesso por lá. Na corrida fui acompanhada por um atleta-guia, que me orientou no percurso”, afirmou.
Redes Sociais