Ilustração botânica no Caparaó capixaba
Campus de Alegre recebe novamente a ilustradora botânica Dulce Nascimento para ministrar oficina para alunos de várias partes do Brasil e até do exterior
O curso de extensão intitulado “Ilustração botânica no Caparaó capixaba”, em sua 2ª edição, foi coordenado pelo professora Karla Pedra e faz parte do Programa de Extensão do Laboratório de Botânica: A Botânica como ferramenta para a conservação do meio ambiente e dos saberes populares.
A orientação da ilustração botânica foi de Dulce Nascimento, artista plástica e uma das ilustradoras brasileiras mais conceituadas, famosa por ilustrações da flora nativa do Brasil, principalmente da Floresta Amazônica. Especialista pelo The Royal Botanic Gardens - Kew, em Londres, possui trabalhos expostos nos Palácio de Buckingham, na Ingraterra, no palácio Espanhol de Real Madrid, e no Palácio Real de Oslo, na Noruega, obras encomendadas como presentes do governo brasileiro às famílias reais desses países.
No formato de expedição, o curso teve duração de sete dias, saindo de Vitória em direção ao Caparaó, passando pela região litorânea. Durante a viagem o grupo de 13 alunas que vieram d o Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Paraty e Vila Velha, com uma participante inglesa, observou e registrou através de ilustrações a beleza da paisagem e da flora que compõe a Mata Atlântica na região sul do Espírito Santo. Na oportunidade um desses momentos aconteceu no Laboratório de Botânica e nos jardins do Ifes Campus de Alegre, onde o grupo coletou diversos exemplares da nossa flora e ilustrou as plantas no Laboratório de Ciências do campus.
Redes Sociais