Laboratório de Botânica lança publicações de divulgação científica
Laboratório de Botânica do Ifes campus de Alegre lança, no dia da Mata Atlântica, publicações de divulgação científica para dirimir a impercepção botânica.
O laboratório de Botânica do Ifes campus de Alegre lançou no dia 27/05/2023, dia da Mata Atlântica, quatro materiais de divulgação científica sobre a Flora da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Águas do Caparaó elaborados através das pesquisas realizadas nessa reserva.
A pesquisa, que durou 4 anos, encontrou 81 espécies vegetais na trilha da reserva, sendo nove delas ameaçadas de extinção.
A RPPN Águas do Caparaó está localizada no bioma Mata Atlântica que cobre como um manto sagrado toda Serra do Caparaó, sendo um dos biomas prioritários quanto à conservação de espécies por ser uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta.
De forma geral, as pessoas tendem a desprezar as plantas por sua visão equivocada de que elas são inferiores aos animais.
Essa falta de habilidade para perceber as plantas no seu ambiente é chamada de impercepção botânica. Entretanto, as plantas têm um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra.
As plantas nos garantem alimento, medicamentos, desenvolvimento científico e equilíbrio ambiental sendo diretamente responsáveis pela sobrevivência de diversas espécies. Além disso, as plantas tornam nosso planeta mais bonito e agradável.
Atividades voltadas para a empatia com as plantas podem contribuir para reduzir a impercepção botânica e estimular o comportamento de conservação desses seres vivos. Possibilitar essas experiências diretas com plantas pode promover o interesse pelos vegetais e pela sua conservação. Pensando nisso, a professora Karla Maria Pedra de Abreu e suas orientadas Jeany Dare e Maria América elaboraram quatro produtos com enfoque na valorização da biodiversidade vegetal através da divulgação científica, e que estão disponíveis para download, no links a seguir:
- Folder: Flora da RPPN Águas do Caparaó (voltado aos visitantes da trilha).
- Livro: Flora da RPPN Águas do Caparaó (voltado ao público adulto).
- Cartilha: Vamos conhecer a flora da RPPN Águas do Caparaó (voltada ao público juvenil).
- Livro de atividades lúdicas: Vamos brincar com a flora da RPPN Águas do Caparaó (voltado ao público infanto-juvenil).
Texto: Laboratório de Botânica
Redes Sociais