Sobre a Assistência Estudantil
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO, foi regulamentada mediante a aprovação da Resolução do Conselho Superior Nº19/2011, de 09 de Maio de 2011.
A Política deverá ser regida pelos seguintes princípios:
- Equidade no processo de formação acadêmica dos discentes no Ifes, sem discriminação de qualquer natureza;
- Formação ampla, visando desenvolvimento Integral dos estudantes;
- Interação com as atividades fins da Instituição - ensino, pesquisa, produção e e extensão;
- Descentralização das ações respeitando a autonomia de cada campus;
- Interdisciplinaridade da Política, da Equipe e das ações.
Seus objetivos são:
- Promover a Assistência Estudantil contribuindo para a equidade no processo de formação dos discentes do Ifes;
- Contribuir para a melhoria das condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde dos discentes;
- Buscar alternativas para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, a fim de prevenir e minimizar a reprovação e evasão escolar;
O público-alvo da política são os alunos regularmente matriculados no Ifes, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.
Os programas de apoio à formação discente são divididos em:
- Programas Universais, cujo atendimento é oferecido preferencialmente a toda comunidade discente;
- Programas Específicos, que visam o atendimento ao aluno em vulnerabilidade social.
Aos discentes do campus de Alegre são ofertados os seguinte programas:
Programas Universais:
PROGRAMA DE INCENTIVO A ATIVIDADES CULTURAIS E LAZER:
É um Programa Universal da Política de Assistência Estudantil do Ifes que visa à promoção de atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, destinado a todos os discentes que estejam regularmente matriculados. O objetivo do programa é promover atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, que contribuam para a formação física e intelectual dos discentes, propiciando a inclusão social, na perspectiva da formação cidadã.
No campus de Alegre são oferecidas oportunidades para o ingresso nas atividades da Banda Marcial do Ifes-Campus de Alegre e da Orquestra de Câmara – violão, violino e flauta, além disso, os alunos tem também a oportunidade de participarem de jogos e competições. Os alunos tem ainda a oportunidade de participarem de atividades na academia de ginástica situada no próprio campus.
PROGRAMA DE APOIO À PESSOA COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL:
É um Programa Universal da Política de Assistência Estudantil do Ifes destinado a contribuir com as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Educacional Especial (NAPNEE), favorecendo a formação acadêmica dos discentes.
O Campus de Alegre possui o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNNE, formado por profissionais ligados à educação e à saúde, responsáveis pelos atendimentos e realização de oficinas e palestras, além da orientação do trabalho docente.
PROGRAMA DE ATENÇÃO BIOPSICOSSOCIAL
É um Programa Universal da Política de Assistência Estudantil do Ifes que consiste na implementação de ações de acompanhamento psicológico, orientação e acompanhamento social, educação preventiva, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, equipamentos assistivos à saúde, primeiros socorros e outros, sendo destinado a todos os discentes regularmente matriculados.
O Campus de Alegre desenvolve várias atividades referentes a este programa, nas quais se incluem: Acompanhamento Psicológico, Orientação e Acompanhamento Social e Atendimento Ambulatorial.
Programas Específicos de Atenção Primária:
PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE
É um programa destinado a contribuir com a permanência dos discentes, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de transporte para acesso ao Campus e retorno à sua residência de origem, favorecendo o processo de formação acadêmica. O objetivo do programa é contribuir para a permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade social, assegurando-lhes auxílio institucional para complementação de despesas com transporte, proporcionando melhores condições para sua formação acadêmica.
No Campus de Alegre as regras para a participação no programa são estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo.
PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
É um Programa Específico de Atenção Primária da Política de Assistência Estudantil do Ifes destinado a fornecer ou subsidiar alimentação aos discentes, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, a fim de propiciar condições para o complemento das atividades escolares. Prestar assistência aos discentes em situação de vulnerabilidade social, no que tange ao fornecimento e subsídio de alimentação, proporcionando condições para sua formação acadêmica.
Atualmente, os alunos do Campus de Alegre são beneficiados por este programa da seguinte maneira:
- alunos de cursos técnicos e PROEJA – alimentação gratuita
- alunos de cursos superiores – alimentação ao custo de R$ 1,00
PROGRAMA AUXÍLIO DIDÁTICO E UNIFORME
É um programa destinado prioritariamente aos discentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de auxiliá-los na aquisição do material didático necessário para aulas práticas, estudo individual e desenvolvimento de projetos, como: concessão de cópias de materiais elaborados pelos docentes, impressão para fins escolares, custeio de instrumentos específicos do curso estudado, acesso, participação e aprendizagem em programas de inclusão digital e o uniforme.
No Campus de Alegre os alunos não pagam taxas referentes a cópias de material didático.
Os alunos dos cursos técnicos também podem receber auxílio uniforme, com regras estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo.
PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA
É um programa destinado a garantir a permanência dos discentes em situação de vulnerabilidade social, que residam ou possuam grupo familiar, prioritariamente, em local que inviabilize o acesso diário ao Campus, no horário regular das atividades acadêmicas, seja pela distância, seja pela dificuldade de acesso ao transporte.
O Campus de Alegre oferece vagas em alojamentos, de forma gratuita, a alunos de cursos técnicos, com menos de 18 anos e que sejam do sexo masculino.
Além disso, o campus oferece auxílio moradia na forma de benefício financeiro a alunos e alunas que residam no distrito de Rive. As regras para a participação no programa são estabelecidas em edital, lançado no início do período letivo.
PROGRAMA AUXÍLIO FINANCEIRO
É um programa destinado prioritariamente aos discentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de auxiliá-los na aquisição do material didático necessário para aulas práticas, estudo individual e desenvolvimento de projetos, como concessão de cópias de materiais elaborados pelos docentes, impressão para fins escolares, custeio de instrumentos específicos do curso estudado, acesso, participação e aprendizagem em programas de inclusão digital e o uniforme.
No Campus de Alegre, atualmente, fazem jus ao este tipo de auxílio os alunos matriculados no cursos técnicos PROEJA.
Programas Específicos de Atenção Secundária:
PROGRAMA AUXÍLIO MONITORIA
É um Programa Específico de Atenção Secundária da Política de Assistência Estudantil do Ifes destinado a valorizar o potencial do discente com desempenho acadêmico notório, oferecendo-lhe a oportunidade de desenvolver atividade de monitoria, entendida como uma atividade de ensino-aprendizagem voltada à formação acadêmica do corpo discente e vinculada a uma disciplina e/ou bloco de disciplinas dos cursos do Ifes. O objetivo do programa é contribuir para o bom desenvolvimento do processo de formação acadêmica dos discentes envolvidos, desenvolvendo nos monitores conhecimentos e habilidades relativas à prática docente.
No Campus de Alegre as regras do programa são estabelecidas em edital, lançado no início de cada período letivo, com processo de seleção baseado em prova escrita e/ou prática.
Os recursos de Assistência Estudantil do Campus de Alegre são ainda empregados no pagamento de apólices de Seguro escolar contra acidentes pessoais, destinado aos alunos, e também no custeio das despesas referentes à participação dos mesmos em eventos externos, seminários, congressos, visitas técnicas, entre outros.
Redes Sociais