Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Resultado da pesquisa de demanda por novos cursos superiores
Início do conteúdo da página

Resultado da pesquisa de demanda por novos cursos superiores

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 21h42 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 22h00

A Plataforma Nilo Peçanha – PNP (http://plataformanilopecanha.mec.gov.br), instrumento de coleta, validação e disseminação das estatísticas da Rede Federal de Educação, estabelece os fatores para cálculo dos indicadores de gestão das instituições, conforme Portaria nº 51 de 21 de novembro de 2018, do Ministério da Educação.

Após a divulgação e análise dos dados da PNP 2018 (ano base 2017) e 2019 (ano base 2018), a gestão de ensino do Campus de Alegre, a partir de maio de 2019, promoveu o estudo das forças e fraquezas dos oito cursos ofertados pela instituição. A análise proposta gravitou em torno das questões abaixo:

  • • baixa procura para preenchimento de vagas dos cursos superiores;
  • • alta taxa de evasão;
  • • baixa eficiência acadêmica.

Com o objetivo de melhorar os indicadores dos cursos ofertados e dar respostas à sociedade, a Diretoria de Ensino, as coordenadorias de curso e a gestão pedagógica implementaram a oferta de projetos de nivelamento, acompanhamento e orientação educacional, o levantamento de demandas internas de reformulação dos cursos já ofertados, bem como o estudo de viabilidade de oferta de cursos alinhados à força institucional na área de Ciências Agrárias, identidade consolidada há 67 anos no Campus de Alegre, apresentado ao Conselho de Gestão, em dezembro de 2019.

Em abril de 2020, a Diretoria de Ensino realizou uma reunião com a Diretoria-Geral, os coordenadores dos cursos da área de Ciências Agrárias, a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e a Diretoria de Administração e Planejamento do Campus de Alegre para propor a elaboração de pesquisa de demanda dos cursos já ofertados e novos cursos na área de Ciências Agrárias, tendo em vista o estudo prévio de similaridade nas matrizes de ensino,  o quadro de docentes e a estrutura física da instituição.

No dia 8 de maio de 2020, a proposta supramencionada foi apresentada ao Conselho de Gestão, o qual concordou com a aplicação da pesquisa. 

Assim, em 28 de maio de 2020, o Campus de Alegre divulgou no sítio institucional e nas redes sociais a pesquisa de demanda pelos cursos de Engenharia de Aquicultura, Tecnologia em Cafeicultura e Agronomia, a qual ficou disponível até o dia 10 de julho de 2020. 

O resultado da referida pesquisa foi apresentado na reunião ordinária do Conselho de Gestão do campus no dia 4 de agosto de 2020. 

Clique aqui para visualizar os resultados. (formato .pdf, tamanho 773 kb)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página