Página inicial > Notícias > V Conferência da Consciência Negra (2022)

V Conferência da Consciência Negra (2022)

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h17 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h17

No último dia 22 de novembro foi realizada a V Conferência da Consciência Negra (2022) – Movimento Negro, Educação e Sociedade no Brasil Recente, no Auditório do Ifes - Campus de Alegre. No ano em que se completa 10 anos da Lei de Cotas, foi uma ótima oportunidade para estudantes do campus, estudantes convidados da rede pública da região e demais membros da comunidade refletir sobre a importância da trajetória da negro e suas lutas na história para a formação da nossa sociedade e o significado de conquistas como a Lei de Cotas. Nesse sentido, a palestra “O movimento negro, as questões educacionais e as conquistas legais" proferida pelos convidados Prof. Renata Alves da Silva e Prof. Joatan Nunes Machado Júnior (ambos da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo) permitiu todo um resgate dessa história e um convite ao pensamento crítico sobre o tema voltado para uma ação antirracista.

A palestra dos convidados Rosinei Silva Domingos e José Jorge Silva Domingos "Luta e resistência do movimento negro através da cultura" (ambos da Associação Cultural Caxambu do Horizonte) permitiu refletir sobre como a resistência e a invenção da vida de negros ao longo da nossa história também teve na cultura e na arte um espaço dos mais determinantes – isso através dos relatos da experiência dos convidados na construção da Associação Cultural Caxambu do Horizonte, que tem resgatado, difundido e praticado o Caxambu em Alegre e região.

O evento também contou com a Performance Antirracista (org. pela Prof. Jacyara Rosa Mardgan) apresentada pelos estudantes no Auditório e que muito mobilizou a sensibilidade dos presentes para a importância de se ter uma postura ativa contra o racismo estrutural, ou seja, ser antirracista. Por fim, o Prof. Adilson Silva Santos apresentou uma performance musical com voz e violão que com suas letras, melodias e ritmos evidenciou a riqueza da cultura negra em sua expressão musical.

Também foi anunciada a  iniciativa do Círculo de Estudos do Pensamento Social Negro, projeto este que buscará estudar e publicizar obras e autores negros que abordaram as diversas dimensões da formação social brasileira e do mundo contemporâneo. Este projeto se iniciará em 2023 e será realizada a divulgação da programação do projeto em breve.

O Ifes - Campus de Alegre e o NEABI muito se alegram pela participação de todos e pela oportunidade de realizar esta ação em articulação com a comunidade de Alegre – assim como nutrem a expectativa que se multipliquem estas ações em comum.

Clique e veja as fotos do evento