Página inicial > Notícias > VII ENED - Encontro de Educadores

VII ENED - Encontro de Educadores

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h33 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h27

Nos dias 22 e 23 de junho foi realizado, no Campus de Alegre, o VII Encontro de Educadores (ENED).
O evento foi criado no ano 2011 e, desde então, se apresenta como um espaço de reflexão sobre teorias e práticas que buscam a promoção do diálogo com pesquisadores e estudiosos do campo da educação.
O ENED é um evento de extensão que se destina a estudantes de cursos de licenciatura e pedagogia e também aos profissionais da educação básica, profissional e superior das diversas instituições públicas e privadas do estado do Espírito Santo.

O VII ENED mobilizou um conjunto de palestrantes renomados, que deram ênfase aos desafios que estão postos às relações étnico-raciais e culturais na educação e também à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como ao desenvolvimento da Educação Ambiental na prática educativa. Essas temáticas atravessam o cotidiano das escolas e, por este motivo, necessitam ser discutidas e refletidas a partir de múltiplos olhares e perspectivas.
O engajamento dos palestrantes e dos participantes proporcionou ao evento um momento único de trocas de saberes norteadores a uma reflexão crítica sobre os temas abordados.

Cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais do próprio campus (cursos técnicos e superiores) e de outras instituições da região, participaram das palestras e das mesas-redondas, como também das apresentações de trabalhos e das oficinas temáticas.

O evento contou com 31 apresentações de trabalhos, referentes ao desenvolvimento de pesquisas e relatos de experiências voltados às seguintes linhas temáticas: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Metodologias Ativas e Tecnologias na Educação; Relações étnico-raciais e culturais na educação; Relações de gênero na Educação; Educação Ambiental na prática educativa; Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva; Formação de professores; Formação de professores; e, Educação e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Os trabalhos foram submetidos no formato de resumo expandido, sendo avaliados por uma comissão científica, composta por profissionais do Ifes-Campus de Alegre, e comporão os Anais do evento a ser publicado nos próximos meses.

Em sua sétima edição, o evento contou com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e também com os parceiros Cooperativa dos Alunos do Ifes-Campus de Alegre (COOPA-IFES), Banco do Estado do Espírito Santo (BANESTES) e Centro de Cultura Anglo-Americana (CCAA), fundamentais para a operacionalização de todas das atividades programadas.

Texto: Gláucia Maria Ferrari - Presidente da Comissão Organizadora do VII ENED.