Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > V Encontro Anual de Agroecologia - V ENAA
Início do conteúdo da página

V Encontro Anual de Agroecologia - V ENAA

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h31 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 18h49

V Encontro Anual de Agroecologia no Espírito Santo Promove Conhecimento e Sustentabilidade

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus de Alegre realizou o V Encontro Anual de Agroecologia (ENAA), um evento do curso de Mestrado em Agroecologia, tendo por meta a promoção da agroecologia e do desenvolvimento sustentável no estado.



Com o tema "Cenário da Agroecologia no Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo", o ENAA atraiu uma ampla gama de participantes, incluindo alunos, professores, pesquisadores e produtores rurais.


No primeiro dia do evento, foram apresentados 64 trabalhos em diversas áreas, proporcionando uma visão abrangente das pesquisas e projetos voltados para a agroecologia.
Na tarde do mesmo dia, quatro oficinas práticas foram oferecidas, abordando a importância das abelhas nativas na produção de alimentos, cafés especiais, controle agroecológico de pragas e doenças na cultura da banana, além da culinária com a palmeira juçara. As oficinas, ministradas por especialistas, contaram com a participação ativa dos inscritos.


O segundo dia do evento foi dedicado à interação com os produtores rurais locais, que tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, fortalecendo os laços entre a comunidade agroecológica e os agricultores.

 


Entre os palestrantes, o Dr. Mauricio Novaes de Souza, professor do Ifes – campus de Alegre, compartilhou informações sobre 85 projetos voltados para a agricultura e pecuária com foco na agroecologia. O evento também contou com a participação do Dr. Fábio Luiz de Oliveira, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, que destacou iniciativas de pesquisa e extensão em agroecologia. Além disso, Andressa Ferreira Alves, coordenadora técnica de agroecologia do Incaper, abordou a regulamentação de produtos orgânicos no estado e o Plano Estadual de Produção Agroecológica.
Na palestra da tarde, o Dr. Mauricio Lima Dan, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), falou sobre a integração de árvores na pecuária silvipastoril, destacando a importância das árvores nos sistemas agroecológicos.

 

Para encerrar o evento, uma mesa redonda com produtores locais explorou estratégias para a sucessão na agricultura familiar, destacando a importância de envolver a próxima geração na gestão e planejamento das propriedades rurais.


O V ENAA foi um evento de grande sucesso que promoveu o compartilhamento de conhecimento, a reflexão crítica e o fortalecimento da comunidade agroecológica. Com suas palestras, oficinas e apresentações científicas, o evento contribuiu significativamente para a disseminação das práticas agroecológicas no Espírito Santo, enfatizando a importância da sustentabilidade na agricultura e no desenvolvimento rural.

 

Texto: Professora Aparecida de Fátima Madella de Oliveira -  Presidente da Comissão Científica do V ENAA e Coordenadora do programa UnAC/Ifes Campus de Alegre.

registrado em:
Fim do conteúdo da página