Página inicial > Notícias > Campus de Alegre amplia ações de Cooperação Internacional

Campus de Alegre amplia ações de Cooperação Internacional

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 15h15 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h59

Na última semana o Diretor-geral do Ifes Campus de Alegre, Romulo Moraes e o Diretor de Pesquisa, Luciano Menini, assinaram as propostas de parceria acadêmica com os programas: Doutorado em Ciências Agrárias da Universidade Nacional da Colômbia (Sede Medellín) e Mestrado em Sistemas Agrícolas Sustentáveis com o Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.

Foto: Diretor-geral do Ifes Campus de Alegre, Romulo Moraes, com o Diretor da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPGE), Luciano Menini, e a Dra. Elena Paola González, Diretora do Grupo de pesquisa SAS e Coordenadora do Mestrado em Sistemas Agrícolas Sustentáveis do Politécnico Colombiano.

Também foram finalizados os detalhes para o termo de Cooperação Internacional junto ao Doutorado em Agroecologia da Universidade Nacional da Colômbia (Sede Bogotá), que se encontra estágio adiantado para homologação.

Foto: Diretor-geral do Ifes Campus de Alegre, Romulo Moraes, e o Diretor da Área Curricular de Produção Agrária Sustentável Unal, Oscar de Jesús Córdoba.

A primeira ação efetiva decorrente das parcerias será a execução de planos de trabalho vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia do Ifes Campus de Alegre (PPGA).
As iniciativas abrem possibilidades de mobilidade discente e docente entre as três Instituições e se estendem aos demais cursos do Campus. Os demais campi do Ifes também poderão se beneficiar com esses acordos mediante planos de trabalho específicos.

Também foram realizadas reuniões com pesquisadores visando fomentar projetos de pesquisa entre as instituições, o que pode resultar em avanços científicos e tecnológicos significativos, bem como no compartilhamento de recursos e infraestrutura de pesquisa.

Este trabalho está incluído nas ações da Assessoria de Relações Internacionais como política de internacionalização do Ifes e contou com a participação de outros campi do Ifes com diferentes áreas do conhecimento e objetivos, formando assim uma iniciativa ampla em nossa Instituição.

Saiba mais:

A internacionalização entre duas instituições de ensino, é um processo fundamental que traz uma série de benefícios tanto para as instituições envolvidas quanto para seus estudantes e comunidades em geral. Alguns exemplos a destacar:

• Troca de conhecimento e experiência: A internacionalização permite o compartilhamento de conhecimento e experiências acadêmicas. Isso enriquece o ambiente educacional, promovendo a diversidade de perspectivas e abordagens de ensino-aprendizagem;

• Crescimento acadêmico e profissional dos estudantes: oportunidade de participar de programas de intercâmbio, cursos conjuntos e pesquisas colaborativas. Isso amplia seus horizontes, aprimora suas habilidades linguísticas e culturais, e os prepara para uma sociedade globalizada e interconectada;

• Pesquisa e desenvolvimento colaborativo: A internacionalização facilita a cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento entre as instituições. Isso pode resultar em avanços científicos e tecnológicos significativos, bem como no compartilhamento de recursos e infraestrutura de pesquisa;

• Enriquecimento cultural e social: a interação entre estudantes e professores de diferentes origens culturais enriquece a vida acadêmica e social das instituições. Isso promove a compreensão intercultural, a tolerância e o respeito mútuo;

• Mobilidade acadêmica e profissional: a internacionalização pode aumentar a mobilidade de estudantes e profissionais entre os dois países. Isso pode beneficiar suas carreiras futuras, fornecendo experiência internacional valiosa;

• Solução de problemas globais: a colaboração internacional entre instituições de ensino pode se concentrar em resolver desafios globais, como mudanças climáticas, saúde pública e desigualdade. Isso demonstra nosso papel crucial na busca por soluções para problemas complexos.

Quer mais informações? Visite a página da Assessoria de Relações Internacionais do Ifes: https://www.ifes.edu.br/relacoes-internacionais

Texto e fotos: Romulo de Moraes - Diretor-geral do Campus Ifes de Alegre.