Página inicial > Notícias > Saiba o que aconteceu na 2ª Jornada de Informática

Saiba o que aconteceu na 2ª Jornada de Informática

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 14h57 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 15h20

Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Ifes – Campus de Alegre promoveu a 2ª Jornada de Informática, um evento de extensão aberto à comunidade organizado por docentes e discentes dos cursos Técnico em Informática (TII) e Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (STADS). A iniciativa teve como objetivo fomentar a troca de conhecimentos e promover capacitações voltadas para o desenvolvimento tecnológico e profissional.

No primeiro dia, os participantes tiveram acesso a uma Capacitação Financeira para jovens e adultos, oferecida em parceria com a cooperativa Sicredi de Alegre - ES. Além disso, os estudantes do STADS ministraram dois minicursos para os alunos da Escola Estadual "Prof. Célia Teixeira do Carmo", localizada no Distrito de Rive, com os temas "Introdução à Programação com Scratch" e "Inteligência Artificial: Novas Aplicações".

O segundo dia marcou a abertura oficial do evento, que contou com a palestra "Inteligência Artificial - Novas Perspectivas", ministrada pelo professor Silvio Alvim, do Ifes - Campus Piúma. Na sequência, houve uma roda de conversa intitulada "A Contribuição do STADS para Minha Carreira", com a participação dos egressos Leivyson Azevedo e Leonardo Almeida, que compartilharam suas experiências profissionais. Já no terceiro e último dia da Jornada, foram oferecidos quatro minicursos, todos promovidos por alunos do curso STADS: Git e GitHub, Aplicações Modernas com Angular v18, Criando um Jogo do Zero com Godot Engine e Introdução ao LaTeX.

No terceiro e último dia, a Jornada recebeu alunos da Escola Estadual “Monsenhor Elias Tomasi”, de Mimoso do Sul, que participaram ativamente das atividades, incluindo um minicurso exclusivo de Modelagem e Impressão 3D no Laboratório Maker, além de realizarem uma visita técnica pelo Campus. O evento foi encerrado com a palestra "Mercado de Trabalho de TI", promovida pela empresa de tecnologia Itix, que atua na região, e ministrada pelo egresso Igor Carvalho, destacando o papel da tecnologia no desenvolvimento local.

Em mais uma edição de sucesso, a Jornada de Informática se consolidou como um importante evento de integração entre o Ifes, a comunidade e o mercado de trabalho, promovendo trocas, aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro profissional dos participantes.

Texto Prof. Athus Assunção Cavalini

Site do evento