Página inicial > Notícias > Extensão Rural, Desenvolvimento Comunitário e Educação Não-Formal

Extensão Rural, Desenvolvimento Comunitário e Educação Não-Formal

Criado: Segunda, 20 de Junho de 2011, 08h19 | Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2011, 08h19 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

No mês de abril o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre recebeu dois representantes da comunidade de Feliz Lembrança, localizada no Município de Alegre, Território do Caparaó Capixaba.

A visita foi articulada pelo Educador Socioambiental Geraldo Dutra, da Cooperativa dos Alunos do Ifes, atendendo uma demanda do professor César Penna, das disciplinas de Gestão do Negócio na Aquicultura e de Extensão Rural e Desenvolvimento Comunitário, ambas do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura.

Na oportunidade os agricultores abordaram a participação da comunidade no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, das vendas de produtos para a merenda escolar do município e as dificuldades em se organizarem por meio de associação de produtores para gerar renda, desenvolver a comunidade e, assim, evitar o êxodo rural, problema que aflige as famílias.

As limitações técnicas enfrentadas pela comunidade na criação de peixes tanto para o enriquecimento alimentar da própria comunidade, quanto para elaboração de projetos e assistência técnica para produção em escala comercial geraram nos alunos o desafio de propor soluções à comunidade e, assim, conciliar o aprendizado teórico com a aplicação prática do conhecimento.

VISITA À COMUNIDADE

Com a proposta de conhecer a realidade e fazer o levantamento dos recursos hídricos das propriedades, no dia 6 de maio os alunos(as), o professor e o funcionário da cooperativa foram recebidos pelos agricultores Fábio Souza e Hélio Azevedo.

Os alunos foram divididos em dois grupos: o primeiro para levantar a aptidão e interesse da comunidade para o ecoturismo, o turismo rural, o potencial para o artesanato e à agroindústria, e outro grupo que fez levantamentos de dados técnicos relevantes para projetos relacionados à piscicultura para aqueles produtores interessados. Foi aplicado também um questionário para se conhecer a realidade socioeconômica e ambiental da comunidade.

O professor César Penna ressaltou a importância do contato dos alunos com a comunidade. O grande ganho dessa aula de campo, disse César “é aliar e valorizar os saberes dos alunos com a experiência do homem do campo. A extensão rural é uma forte aliada para reverter o quadro do êxodo rural existente em Alegre e na região”- finalizou Penna.

Numa parada para um lanche com suco de frutas produzido e comercializado por um dos moradores da comunidade, a aluna Andressa, do 3° período, disse que “a importância da vinda aqui é sobretudo para aplicarmos o que se aprende na teoria de sala de aula para atender aos anseios da comunidade.

Essa prática é elementar para sermos profissionais competentes, beneficiando não só Feliz Lembrança como também outras comunidades” - acrescentou a aluna. Depois do almoço feito com produtos da comunidade, Fábio agradeceu a presença de todos e acrescentou: “um dos maiores problemas aqui é a falta de terras, e se ainda não temos como expandir a área cultivada, precisamos aproveitar melhor os espaços que temos.

A parceria entre o Ifes e a agricultura familiar é fundamental para que possamos continuar vivendo no campo com dignidade. Ganham os alunos fazendo de Feliz Lembrança um laboratório, ganhamos nós na medida em que algum projeto ou assistência técnica se tornar realidade”- finaliza o agricultor familiar.

O próximo encontro, já está marcado para o mês de junho, tem como objetivo apresentar à comunidade diferentes projetos que terão com enfoque na diversificação das atividades e na geração de renda. Mas o desafio maior é transferir à comunidade conhecimento técnico e de gestão de negócio através de treinamento e assistência técnica sistematizada.

Agradecemos a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Alegre que prontamente cedeu os veículos para transporte dos professores e alunos até o local da aula de campo em Feliz Lembrança.

Texto e fotos: César Penna e Geraldo Dutra / COOPA-Ifes