Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Visita Técnica à Floresta Piloto do Campus de Alegre - II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental
Início do conteúdo da página

Visita Técnica à Floresta Piloto do Campus de Alegre - II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2012, 11h34 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

Na sexta-feira passada, dia 26 de outubro, o campus de Alegre sediou pela primeira vez em sua história parte de um evento de cunho técnico-científico em nível nacional. Trata-se da Visita Técnica à Floresta Piloto implantada no campus, como parte da programação do II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental, que iniciou-se no dia 23 na cidade de Guarapari.

 

 

No período da manhã, ocorreu uma solenidade oficial com a presença do Exmo. Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Professor Edson Fosse Filho, representando o Diretor Geral do campus de Alegre, o Professor Carlos Humberto Sanson Moulin, do Deputado Federal Carlos Manato, do Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca, Ênio Bergoli, do Pró-Reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati Sant'Anna, representando o Magnífico Reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, do Prefeito Municipal de Alegre, José Guilherme Gonçalves Aguilar, do presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, ex-aluno do campus, do presidente da Amunes e também Prefeito Municipal de Vargem Alta, Elieser Rabello, da Prefeita Eleita de Guaçuí, Vera Costa, do Prefeito Eleito de Alegre, Paulo Lemos Barbosa, do representante do Ministério Público Federal, Elion Vargas Teixeira, do ex-senador Ricardo Santos, do Vice-Diretor do CCA-UFES, Geraldo Mauri, representanto o Diretor Julião Soares de Souza Lima, dentre outras autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e alunos do campus, além dos congressistas que se inscreveram para a visita e que abrilhantaram a visita com suas experiências, originários de diversos estados do Brasil, como Amazonas, Pará, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e muitos capixabas.

 

 

O Engenheiro Pedro Galveas, da Seag apresentou o projeto Floresta Piloto como uma proposta estadual para áreas em degradação ambiental em 10 regiões com diferentes caracterísiticas climáticas, edáficas e geomorfológicas, ressaltando se tratar de uma iniciativa sem precedentes no Espírito Santo pelo envolvimento de tantos parceiros (Governo, Vale, Ifes, CCA-UFES e, mais recentemente, a Fíbria). Em seguida, o Professor do Campus João Batista Pavesi Simão falou sobre as características da Floresta Piloto implantada em 50,9 hectares no campus, enfatizando aspectos técnico-científicos e operacionais.

 

 

Após um almoço servido a todos os presentes, iniciou-se a visita propriamente dita a duas áreas da Floresta Piloto, sendo a primeira em Área de Preservação Permanente (APP) e a outra na Reserva Legal (RL), ambas margeadas por áreas reflorestadas com finalidade econômica. Em seguida, visitou-se uma APP em nascente, reflorestada há 20 anos e, finalmente, foram apresentados aos congressistas um seringal em plantio puro e misto, associado a uma área com cacau e uma mata ciliar com mais de 20 espécies nativas plantadas há 30 anos. Assim, foi dada a oportunidade aos presentes visualizarem o rendimento de diversas espécies florestais ao longo de décadas, utilizando equipamentos de medição de altura e diâmetro do caule. Fechando a visita, todos trocaram seus telefones e endereços de e-mail para permitir maior integração em rede, incentivando novos trabalhos.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página