Página inicial > Notícias > Campus de Alegre sediará Centro de Treinamento de Cães-guia

Campus de Alegre sediará Centro de Treinamento de Cães-guia

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2012, 15h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, juntamente com outros seis institutos federais, desenvolverá o Programa de Treinamento de Cães-guia. O Campus de Alegre sediará um dos Centros de Cães-guia.

O projeto Centro de Treinamento Cães-guia teve início no campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense – IFC, onde está sendo construído o primeiro centro, por meio do programa Viver Sem Limite do Governo Federal. Este será o primeiro centro de treinamento da América do Sul a ser mantido por um governo federal.

Além do Ifes e do IFC, serão instalados centros em campi do Instituto Federal de Sergipe; do Instituto Federal do Amazonas; do Instituto Federal do Ceará; do Instituto Federal Goiano; e do Instituto Federal Sul de Minas.

Para a construção e implantação do Centro de Treinamento de Cães-guia no campus de Alegre serão investidos R$ 3 milhões, incluindo infraestrutura e equipamento básico. A previsão é que o centro comece a funcionar após a conclusão do curso de capacitação com servidores da Rede Federal. O professor Elcio do Nascimento Chagas, do Campus de Alegre, vem participando do curso de capacitação em Camboriú, SC. O treinamento terá a duração de dois anos, tempo a ser utilizado para a construção do centro de cão-guia em cada região.