Página inicial > Notícias > Ifes Campus de Alegre participa de formatura PRONATEC no Centro de Convenções de Vitória

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2014, 15h50 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

Auditório lotado no Centro de Convenções de Vitória na última sexta-feira, dia 21, para a formatura de cerca de 900 estudantes de inúmeros cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, oriundos de vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo, dentre eles o Campus de Alegre, e do Sistema S.

Os formandos do Campus de Alegre foram os estudantes do Curso Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática, do Pólo Mimoso do Sul, curso pioneiro no Ifes.

Muitas autoridades estiveram presentes na solenidade, dentre elas podemos destacar o Ministro da Educação, José Henrique Paim, a deputada federal Iriny Lopes, o Governador do Estado, Renato Casagrande, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla, o Reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, o Pró-Reitor de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida, a Diretora-Geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure, o Coordenador Geral do Pronatec no Ifes, Prof. Janio Gloria de Oliveira, e a Coordenadora-Adjunta do Pronatec no Campus de Alegre, Profª Susana Brunoro Costa de Oliveira.

Além das autoridades e dos formandos, servidores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo também estiveram presentes na solenidade. O Campus de Alegre teve uma excelente representatividade: 102 estudantes prestigiaram o evento.

Desde 2012, o PRONATEC, é sucesso no Campus de Alegre: já capacitou mais de 300 alunos, contando, atualmente, com cerca de 380 matrículas nos mais variados cursos de capacitação profissional ofertados.

“No último Concurso da Prefeitura Municipal de Alegre foram aprovados 13 alunos, quase 50% do total de matriculados no Curso FIC de Agente Comunitário de Saúde ofertado pelo Programa” – afirma Janio Gloria de Oliveira, que foi o Coordenador-Adjunto do Programa no Campus de Alegre e, atualmente é Coordenador Geral do Pronatec no Instituto.

Além do Curso Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática, a partir do mês de março terão início as aulas do Curso Técnico Concomitante em Química.

Para o primeiro semestre desse ano estão previstas a oferta dos seguintes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Horticultor Orgânico, Cafeicultor, Bovinocultor de Leite, Agricultor Orgânico, Agricultor Familiar, Cuidador de Idoso, Condutor Ambiental Local, Auxiliar de Secretaria Escolar, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Inglês Básico, Criador de Peixe em Viveiro Escavado, Auxiliar Administrativo, Cabeleireira Assistente, Artesão de Pintura em Tecido e Preparador de Doces em Conserva. A carga horária dos cursos varia de 160h a 200h. As aulas serão realizadas no Campus de Alegre e em alguns municípios da região do Caparaó, dependendo do curso ofertado. Os interessados em se inscreverem nos cursos FIC deverão se dirigir ao CRAS ou ao INCAPER, conforme publicação de notícia no site do Campus de Alegre: www.alegre.ifes.edu.br

Ainda para 2014, o Campus de Alegre aguarda a liberação do MEC para a oferta dos Cursos Técnicos Subsequentes em  Meio Ambiente e Manutenção e Suporte em Informática. O processo de seleção para esses cursos se dará via SISUTEC (www.pronatec.mec.gov.br).

Da esquerda para a direita: Janio Gloria de Oliveira, Coordenador-Geral do PRONATEC no Ifes; o Reitor, Denio Rebello Arantes;
o Pró-Reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure Rotta de Almeida; o Governador do Estado, Renato Casagrande;
e a Coordenadora-Adjunta do Pronatec no Campus de Alegre, Susana Brunoro Costa de Oliveira.
Acima, a Diretora-Geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure, o Ministro da Educação, José Henrique Paim,
e os formandos PRONATEC do Curso Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática.

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla,
a Diretora-Geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure, alunos e servidores do Campus.

Da esquerda para a direita: Reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes,
a Diretora-Geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure,
e o Ministro da Educação, José Henrique Paim.