Página inicial > Notícias > Eleição dos Membros do Colégio Eleitoral do Conselho Superior do Ifes

Eleição dos Membros do Colégio Eleitoral do Conselho Superior do Ifes

Publicado: Segunda, 31 de Março de 2014, 09h57 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

Campus de Alegre participa do Processo Eleitoral para a escolha dos representantes do Corpo Docente, do Corpo Técnico-Administrativo em Educação e do Corpo Discente que comporão os Colégios Eleitorais para a escolha do Membros do Conselho Superior do Ifes.

Serão eleitos no mês de abril os novos membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo. O Conselho Superior é um órgão deliberativo, extremamente importante em nossa instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; entre outas atribuições.

Atendendo à RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 02 de 21 de fevereiro de 2014, foi designada no Campus de Alegre, através da Portaria nº 99 de 26 de março de 2014, a Comissão Eleitoral responsável pela organização das eleições para a escolha dos representantes do Corpo Docente, do Corpo Técnico-Administrativo em Educação e do Corpo Discente do Campus de Alegre que comporão os Colégios Eleitorais do Ifes.

Nessa primeira fase do processo eleitoral, que é a de formação dos Colégios Eleitorais, poderão se inscrever, no formato de chapas, representantes de cada um dos segmentos (docente, técnico-administrativo em educação e discente), nos dias 31 de março e 1º de abril. As chapas devem incluir um titular e um suplente. No Campus de Alegre as inscrições serão realizadas na Sala 9 (Mulheres Mil) do Prédio Central, no horário de 8h às 11h e de 12 às 20h.

A votação e a apuração acontecerão no dia 04 de abril, no Ginásio Poliesportivo, das 8h às 20h. Alunos votam nas chapas do corpo discente, professores nas do corpo docente e técnicos-administrativos nas chapas de técnicos administrativos.

O número de chapas que podem ser escolhidas por cada votante varia de acordo com o campus, pois está ligada ao número de estudantes que o local possui. Para cada mil alunos do Campus ou fração, pode ser escolhida uma chapa por segmento. O Campus de Alegre elegerá uma chapa de discente, uma de docente e uma de técnico-administrativo em educação.

Os membros das chapas eleitas nos campi e Reitoria formarão Colégios Eleitorais de cada segmento: discente, docente e técnico-administrativo em educação. Assim se procederá à fase final do processo eleitoral, em que cada Colégio elegerá os cinco titulares e cinco suplentes que serão efetivamente membros do Conselho Superior.

Os Colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois. É por esse motivo que não serão renovados todos os membros ao mesmo tempo, neste processo, já que alguns dos campi do Instituto ainda têm membros em Colégios válidos.

Quem pode se candidatar?

Entre os servidores, não poderão se candidatar aqueles que estejam licenciados ou afastados por período igual ou superior a 60 dias; os que estejam afastados por motivo de prisão; os que estejam sob penas resultantes de processo administrativo disciplinar ou Comissões de Ética; aqueles tenham recebido suspensão disciplinar de 15 dias ou mais nos últimos 12 meses anteriores à data do edital de convocação das eleições; os que estejam em exercício de mandato político; ou aqueles à disposição de outras instituições ou órgãos externos ao Ifes.

No caso dos estudantes, podem ser candidatos a representantes do corpo discente no Colégio Eleitoral os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação que tenham, no mínimo, um ano a cumprir até a finalização do curso. É ainda requerido que tenham ao menos 16 anos completos.

Acesse aqui a Resolução do Conselho Superior Nº 02 de 21/02/2014, o Cronograma e a Ficha de Inscrição.

Confira os candidatos de cada segmento (Homologação das Inscrições).