Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes realizam encontro no campus, de 25 a 27 de abril.

Estudantes do Ifes realizam encontro no campus, de 25 a 27 de abril.

Publicado: Quarta, 23 de Abril de 2014, 15h52 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2016, 16h47

Cerca de 600 estudantes são esperados no campus de Alegre entre os dias 25 e 27 de abril para dois eventos: o primeiro é o Congresso dos Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, o segundo é o Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Estado (Ueses).

Entre as 18 horas do dia 25 e as 13 horas do dia 26, será realizada a programação do Congresso dos Estudantes do Ifes, que tem o objetivo de fundar o Diretório Central dos Estudantes – DCE da instituição. Guilherme Viza, aluno de Engenharia de Minas do campus Cachoeiro e um dos organizadores do encontro, explica que eventos preparatórios para a implantação do DCE foram realizados em todos os campi.

Ele conta que a iniciativa tem o apoio de vários grêmios estudantis dos campi do Ifes, como os de Cachoeiro, Alegre, Itapina, Cariacica, Vila Velha e Vitória. “Tivemos 'pré-congressos' para a implantação do DCE com a participação de mais de 200 estudantes”, relata. Nesses eventos, foram debatidas as principais funções, bandeiras e funcionamento do diretório.

Reunidos em Alegre, os estudantes vão consolidar o estatuto do novo órgão e eleger a diretoria. Guilherme destaca que a proposta do DCE é de aproximar os campi, analisar suas reivindicações e necessidades comuns. “Nos últimos anos, o Ifes cresceu muito. Precisamos aproximar os campi e aproximar os estudantes da Reitoria, até como forma de fortalecer o diálogo”, apontou.

Na noite do dia 26, às 19 horas, será feita a abertura do Congresso da Ueses, que tem início com um painel sobre a educação pública estadual, seguido de atividade cultural. A programação continua no domingo, com grupos de debates e a eleição da diretoria desse órgão.

Acampamento

A organização dos eventos destaca que é necessário levar barracas, colchões e equipamentos de camping, já que os participantes ficarão acampados na área do campus. Também é preciso atentar para roupas de cama e banho, além de materiais de higiene.

A direção do campus de Alegre chama atenção ainda para as normas do local, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e drogas, e pede cooperação e respeito entre os participantes e no trato com as instalações. Guilherme também lembra que é preciso “preservar a estrutura da escola” que receberá grande quantidade de estudantes.

Veja a programação:

25 de abril (sexta-feira)
18h – Credenciamento e Recepção
20h – Ato de Abertura
21h – Instalação e Aprovação do Regimento

26 de abril (sábado)
9h – Painéis de Debates (Temas: “Movimento Estudantil na Rede Ifes”; “Da Unidade Vai Nascer a Novidade – Estatuto do DCE”; “ME e a Comunicação dos Estudantes / Radio Ifes”; “Promoção da Ciência e Tecnologia no Ifes e no ES”)
13h – Plenária Final
18h – Credenciamento e Recepção – Congresso da Ueses