Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VI Encontro de Cafeicultores do Ifes - Campus de Alegre
Início do conteúdo da página

VI Encontro de Cafeicultores do Ifes - Campus de Alegre

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 12h04 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 08h48

Aconteceu na última sexta-feira, 21/10, a 6ª edição do Encontro de Cafeicultores do Ifes – Campus de Alegre. O evento, organizado pela Caparaó Jr., a cada ano atinge um maior público. Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento que nesta edição teve como foco os “Desafios na produção de cafés especiais”. Produtores rurais de mais de 50 comunidades das regiões do Caparaó e Matas de Minas debateram a seca e os desafios para o setor na região. A programação incluiu palestras, oficinas e minicursos.
Logo na abertura do evento o professor João Batista Pavesi, membro orientador da Caparaó Jr., acolheu a todos os presentes de tal forma que foi impossível não se sentir em casa. Em seguida, Maria Valdete Santos Tannure, Diretora-geral do Campus de Alegre fez seu discurso inicial, dando as boas vindas aos presentes e desejando um excelente encontro. Otaciano Neto, Secretário de Estado de Agricultura, ressaltou em sua fala que “eventos como esse conseguem quebrar as barreiras entre o mundo acadêmico e o produtor rural”. Marcelo Suzart, presidente do Incaper, que também compôs a mesa de abertura, parabenizou os produtores que saíram de suas atividades diárias para buscar conhecimento. Alexandre Lacerda, produtor acompanhado pela Caparaó Jr., discursou representando os demais cafeicultores presentes e relatou que momentos como esses são importantes, pois os produtores trocam conhecimento. Aproveitou a oportunidade para agradecer à Caparaó Jr., em nome de todos os produtores. Ressaltou ainda que a região do Caparaó vem se destacando em todos os concursos nacionais de cafés especiais. Compondo a mesa de abertura, estavam presentes ainda, Renato Tannure, pró-reitor de Extensão do Ifes, José Francisco Lopes, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Campus de Alegre e Eduardo Sudré Pereira, Diretor Presidente da Caparaó Jr. e discente do curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.
Seguimos com a programação do dia, palestras pela manhã e oficinas e minicursos na parte da tarde.
Diante dos desafios encontrados pelos produtores devido à seca hídrica na região, o palestrante paranaense Pedro Diesel discorreu sobre o tema Recuperação de Nascentes. Com vasta experiência na área, Diesel desenvolve diversos projetos de proteção e recuperação de nascentes. Além da palestra, desenvolveu uma atividade prática no período vespertino do evento com um grupo de 80 produtores, em uma propriedade rural próxima ao Ifes.
O evento ainda contou com a palestra sobre produção de cafés especiais na região do Caparaó, com o pesquisador e professor Aldemar Polonini Moreli, do Campus Ibatiba. Moreli destaca que a qualidade do café depende do manejo e nutrição do solo, além da pós-colheita, exige tecnologia e cada produtor imprime sua identidade no produto. Moreli enfatizou ainda que a qualidade do café depende da atitude do produtor na busca por conhecimento e troca de informações com outros produtores e comerciantes.
Outra participação importante no evento foi o economista e consultor Francisco Villa que ministrou a palestra sobre “Sucessão Rural – Como assegurar a continuação do seu negócio familiar no campo”, que contou com o apoio do Sebrae.
Além da oficina “Produção de água e conservação de nascentes”, em uma propriedade rural próxima ao IFES, com Pedro Diesel, citada acima, tivemos ainda “Pós-colheita do café, com Aldemar Polonini Moreli, do Campus Ibatiba; “Classificação sensorial de café”, com Ayanna Patrícia Lima; “Classificação física de café”, com Tássio Silva Souza/ Ítalo Fonseca; “Torra de café” com Carolina Moreira/ Altilina Evaristo e “Como adubar corretamente o cafeeiro”, com Mayk Henrique Souza.
O Ifes – Campus de Alegre parabeniza a todos os envolvidos no evento e agradece aos participantes, que tornaram o VI Encontro de Cafeicultores mais uma edição de sucesso.
Para mais informações sobre a Caparaó Jr. acesse o site www.caparaojr.com, ou entre em contato pelo endereço, contato@caparaojr.com.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página