Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realiza vacinação contra a Febre Amarela

Campus de Alegre realiza vacinação contra a Febre Amarela

Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 20h16 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 08h38

Em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Alegre, a equipe do Ambulatório Médico realizou nesta quinta-feira (9) a vacinação de todos os alunos do Campus.
Alunos dos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária e Informática se dirigiram ao Salão Nobre do Campus, munidos do Cartão Nacional de Saúde, e receberam as orientações necessárias da equipe responsável e posteriormente a vacinação.
Após a imunização dos alunos, os servidores que ainda não haviam recebido a vacina também receberam a dose.
A vacinação no Campus reforça nosso compromisso em zelar pelos estudantes e servidores da instituição.

Febre amarela

Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre nos primeiros sete dias e mal-estar.
A febre amarela silvestre é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco infectado, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem. A forma silvestre da doença é endêmica nas regiões tropicais da África e das Américas.
Nas cidades, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, da zika e da chikungunya. Pessoas que fazem ecoturismo ou que entram em matas por algum outro motivo correm o risco de serem picadas pelo mosquito Haemagogus infectado e contrair a doença. De volta à área urbana, essas pessoas podem ser picadas pelo Aedes aegypti, podendo dar início à reurbanização da doença. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu no Acre em 1942.
Uma vez que a febre amarela no meio urbano é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, eliminar depósitos que possam acumular água é uma das medidas de prevenção. Por isso, é importante que a população escolha um dia fixo da semana para combater o mosquito em casa, e, assim, impedir a proliferação do vetor eliminando seus criadouros.

20170209 140442

vacina2