Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Conheça o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Ifes - Campus de Alegre
Início do conteúdo da página

Conheça o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Ifes - Campus de Alegre

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 08h49 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2017, 15h14

Patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Núcleo de Estudos em  Agroecologia e Produção Orgânica do Sul do Espírito Santo (NEASES), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre, surgiu em 2016 em meio à crescente crise hídrica, o quadro de insegurança alimentar, o uso abusivo de agrotóxicos, pesticidas e herbicidas químicos, a preocupação com a saúde da população brasileira e capixaba, visando a conservação do meio ambiente e a valorização da agricultura familiar . O NEASES abrange o Litoral Sul e o Sul do Espírito Santo, o que inclui a Região do Caparaó Capixaba.

Durante dois anos (2016-2018) o NEASES tem o objetivo de capacitar bolsistas envolvidos com o núcleo, mapear propriedades que praticam técnicas da Agroecologia e/ou produção orgânica, criando assim um roteiro ecoturístico e um mosaico/rede de pessoas envolvidas com práticas sustentáveis de produção, e instituições ligadas à pesquisa e à extensão rural.

Para Wallace Lima, coordenador do NEASES, o núcleo servirá como um centro de referência e difusão de tecnologias agroecológicas/orgânicas, socializando conhecimentos, vivências, produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com as comunidades rurais e urbanas, contribuindo para a reversão da crise civilizatória. “O núcleo também ofertará esse ano aos agricultores familiares e interessados, uma formação sobre agroecologia e produção orgânica, difundindo, assim, a cultura da agroecologia, da inovação e do empreendedorismo, estimulando programas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, para que tenhamos comunidades mais sustentáveis”, finaliza Wallace.

O público atendido pelo NEASES inclui professores e estudantes do Ifes, da Ufes e da rede pública e particular de ensino; instituições envolvidas com pesquisa e extensão rural; Escolas Famílias Agrícolas; produtores rurais dedicados a agroecologia/produção orgânica; agricultores familiares já envolvidos com transição agroecológica ou que queiram conhecer a importância da agroecologia.

Greice Norbiato, estudante do 2º ano do curso de Agropecuária e bolsista do núcleo, disse que será uma ótima oportunidade para que ela e os outros bolsistas coloquem em prática os conhecimentos sobre Agroecologia, enriquecendo os conteúdos teóricos da sala de aula. “Vivenciar a rotina dos agricultores familiares envolvidos com a transição agroecológica será maravilhoso”, finaliza Greice.

Destaca-se ainda, a importância e comprometimento dos parceiros na elaboração e execução do projeto, bem como a formação de novas parcerias e envolvimento do público beneficiário para que os objetivos/metas possam ser alcançados.

 

Capacitação dos bolsistas do projeto

Capacitação dos bolsistas do projeto

 

2

Visita a agricultores familiares

 

3

Envolvimento de estudantes e professores do Ifes

 

4

Sementes crioulas de milho, plantada por estudantes do Ensino Médio

 

Capacitação dos bolsistas do projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página