Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realizará a entrega do primeiro cão-guia treinado pela instituição

Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 13h02 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 16h13

O animal será entregue a um deficiente visual de Manhuaçu, Minas Gerais.

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizará a entrega do primeiro cão-guia treinado pela instituição, no dia 22 de maio. O evento será realizado a partir das 10 horas, no auditório da unidade. O deficiente visual selecionado para receber o animal é Sérgio Luiz Breder Júnior, de 38 anos, advogado e morador de Manhuaçu, Minas Gerais.

Sérgio foi escolhido por meio do Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH). Ele e o labrador Cyber, de 2 anos, estão fazendo a adaptação há cerca de três semanas no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG), em Alegre.

A quarta e última semana de habituação será na casa do Sérgio, que contou como está sendo a interação com o animal. “Eu nunca havia tido esse contato com um cão-guia, e está sendo muito bacana. O Cyber está me dando liberdade e segurança. Eu moro sozinho, e agora ele vai me ajudar no dia a dia, a ir ao trabalho, ao banco, a andar na rua”, disse.

Primeira turma
O Ifes foi a segunda instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a estabelecer um Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG). Em julho deste ano, o Campus de Alegre formará a primeira turma do curso de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. A turma capixaba conta com cinco alunos, que estiveram responsáveis pelo treinamento de 20 cães da raça labrador.

O curso tem três etapas. Na primeira, o animal desenvolve a socialização ao ser abrigado por 15 meses por uma família. Depois, eles voltam para o centro de treinamento. Os alunos acompanham todo o processo, inclusive o treinamento feito na rua, quando o cão aprende a localizar meio-fio, parar, desviar de obstáculos e receber comandos de direção. Na terceira etapa, os cães aprovados são entregues aos deficientes visuais para um processo de adaptação.

Doação de cães
O Campus de Alegre está com um cadastro aberto para a seleção de pessoas interessadas em adotar labradores que não foram aprovados para a função de cão-guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. O número de animais para doação e quando serão disponibilizados ainda será definido.

Podem se inscrever pessoas que residam em um raio de até 120 km do município de Alegre, além da Grande Vitória. Os interessados devem preencher o formulário no site do Ifes, e enviar para o e-mail: caoguia.alegre@ifes.edu.br, ou entregar pessoalmente no CFTICG, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h e de 12h às 16h.

Todos os animais disponíveis para adoção são castrados e microchipados. A pessoa que adotar o labrador deverá ter condições socioeconômicas e será acompanhado até o terceiro ano de vida do animal. A vigência do edital será de um ano, podendo ser prorrogada, por igual período, por decisão da administração do campus.

Acesse o edital de cadastro e seleção.

Saiba mais sobre o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia.

cao guia