Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realiza a entrega do 1º Cão-guia

Campus de Alegre realiza a entrega do 1º Cão-guia

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2017, 10h32 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 10h55

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, realizou a entrega do primeiro cão-guia treinado pela instituição, nessa segunda (22). O momento consagra o árduo trabalho de dois anos, que incluiu a socialização do cão por uma família voluntária, o treinamento do animal pelos alunos do curso de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG) e finalmente a formação da dupla com o deficiente visual.

O deficiente visual selecionado para receber o animal foi Sérgio Luiz Breder Júnior, de 38 anos, advogado e morador de Manhuaçu, Minas Gerais. Sérgio foi escolhido por meio do Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH). Ele e o labrador Cyber, de 2 anos, passaram por um processo de adaptação, orientado pelo aluno Thiago Souza Aguiar e pela professora Maria Aparecida Zaché há cerca de três semanas no Centro de Formação (CFTICG), em Alegre, e a quarta e última semana de habituação aconteceu na casa de Sérgio, em Manhuaçu/MG. “É uma conquista muito grande. Estou lutando há vários anos por isso. O cão-guia me permite superar vários obstáculos que a bengala não dá conta, como placas e orelhões”, disse Sérgio.

Foi um momento de muita alegria e emoção, no qual o Ifes reafirma seu compromisso com a sociedade. O Ifes-Campus de Alegre foi a segunda instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a estabelecer um Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG). Em julho deste ano formará a primeira turma que conta com cinco alunos, que estiveram responsáveis pelo treinamento de 20 cães da raça labrador.

Saiba mais sobre o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia.

18582553 1009993539137665 234797150215722587 n