Página inicial > Notícias > Cefor seleciona professor mediador presencial e a distância

Cefor seleciona professor mediador presencial e a distância

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 09h15 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 09h15

São 336 vagas no total. Inscrições devem ser feitas até o dia 16 de junho.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vai selecionar bolsistas para atuarem como professores mediadores presenciais e a distância nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 16 de junho no site do Ifes.

No total são 336 vagas para professores mediadores: 42 para presenciais e 294 para a distância. De acordo com o quadro de vagas, para mediadores a distância são nove áreas de atuação: Educação a Distância; Português; Informática I; Estatística; Administração; Segurança do Trabalho; Saúde I; Ambiental I; e Ambiental II. Para mediadores presenciais, são três áreas: Informática II; Saúde II; e Ambiental III.

Entre os requisitos, é necessário ter licenciatura, graduação ou ainda pós-graduação, conforme a área de interesse. Além disso, é preciso ter experiência mínima comprovada de um ano em docência ou em funções de magistério. O candidato também deve possuir computador com acesso à internet. E para os candidatos às vagas de professor mediador presencial, é exigido que resida, preferencialmente, no município do polo escolhido.

O processo seletivo será realizado em única etapa composta por prova de títulos, sendo eliminatória e classificatória. O resultado preliminar será divulgado no dia 22 de junho. O prazo para entrar com recurso é até o dia 23. A lista final dos aprovados será publicada no dia 28 de junho.

Os profissionais selecionados serão remunerados na forma de concessão de bolsas. Será pago R$ 18,00 por hora trabalhada. A carga horária é de 20 horas semanais. O edital tem validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Atividades
O professor mediador a distância acompanhará até 50 alunos por disciplina e deverá ser responsável por esclarecer dúvidas dos alunos em até, no máximo, 24 horas após essas serem postadas, exceto aos sábados a partir das 13h, aos domingos e feriados nacionais.

Já o professor mediador presencial vai auxiliar até 50 alunos no polo de atuação, observando sua frequência nas atividades presenciais e mantendo contato com aqueles que não comparecerem ao polo.

Curso
Para os candidatos selecionados que não possuírem formação no Curso de Formação de Professores Mediadores em EaD, é obrigatório fazê-lo para obter certificado. A matrícula deve ser realizada na página do edital. O curso é gratuito, a distância, com carga horária de 100 horas. O início dos estudos está previsto para o dia 10 de julho.

Acesse a página do Edital 48/2017 - Seleção de Professor Mediador Presencial e a Distância.