Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Mais de 1.300 pessoas participam de Simpósio de Cafeicultura
Início do conteúdo da página

Mais de 1.300 pessoas participam de Simpósio de Cafeicultura

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 08h16 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 08h16

Entre os dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, produtores, alunos, servidores e apaixonados por café participaram do II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó, promovido pelo Ifes campus de Alegre, Caparaó Jr., Sebrae/ES e Samarco Mineração S. A. Ao todo, 1.387 pessoas participaram do evento, que contou com mais de 300 vagas em 16 minicursos sobre temas diversos da cafeicultura, meio ambiente e turismo.

“Os melhores profissionais estavam aqui. Além do Ifes- campus de Alegre que nos dá condições para realizarmos um evento deste porte, e da Samarco Mineração que nos apoia desde nossa fundação, conseguimos trazer um parceiro importante este ano que foi o Sebrae/ES para co-realização do evento”, diz o presidente da Caparaó Jr. Eduardo Sudre Pereira.

Diversas autoridades estiveram presentes no primeiro dia de evento, entre eles a Diretora Geral do Ifes - campus de Alegre, a Sra. Maria Valdete Santos Tannure; o diretor presidente da Caparaó Jr. Eduardo Sudré Pereira; Estaneslau Klein, representante da empresa Samarco Mineração S. A. e representando o Governador do estado do Espírito Santo, o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.
Na quinta e sexta-feira, o evento contou com um workshop que tinha a finalidade de debater três frentes da cafeicultura da região Caparaó: Cultura, Ambiente e Produto.

No sábado o VII Encontro de Cafeicultores do Ifes campus de Alegre recebeu diversas caravanas de produtores chagando de várias partes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste dia os produtores conheceram os resultados do projeto Grãos do Caparaó, executado pelo Ifes campus de Alegre, Caparaó Jr. e Samarco Mineração S. A. entre os anos de 2014 e 2015. O objetivo do projeto foi avaliar, em dois anos, 110 amostras de café de produtores espalhados pelo Caparaó capixaba e mineiro a fim de descobrir o que está afetando a qualidade dos cafés aqui produzidos, além de tentar descobrir qual a “fórmula mágica” para a produção de cafés especiais. Os resultados foram passados pelo professor João Batista Pavesi Simão, do Ifes – campus de Alegre.

Além disso, a programação de minicursos e oficinas marcaram a parte vespertina do encontro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página