Página inicial > Notícias > Projeto de Extensão do Ifes transforma Lixo eletrônico em Aquário Sustentável

Projeto de Extensão do Ifes transforma Lixo eletrônico em Aquário Sustentável

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 08h18 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 14h38

O Projeto de Extensão, denominado BioTv Interativa, transforma Lixo eletrônico em Aquários Sustentáveis. Ele está sendo realizado pelo Ifes-Campus de Alegre em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Pereira Gomes, de Jerônimo Monteiro-ES.

O Trabalho está sendo realizado com o objetivo de contribuir com a interdisciplinaridade em ambas as escolas e também ampliar a consciência Ambiental dos estudantes de forma integrada com a comunidade, através da produção de aquários sustentáveis, reaproveitando Tv’s, monitores e CPU’s de computadores que seriam descartados. Primeiramente, foi realizada uma palestra sobre o Lixo Eletrônico e seus impactos no ambiente, posteriormente uma visita aos sistemas produtivos do setor de Aquicultura do Ifes-Campus de Alegre, a fim de promover maior “contato” com animais, conhecer a diversidade de peixes e as suas fases distintas de vida, bem como reforçar a importância da qualidade e preservação do ambiente onde eles vivem.

Os aquários são construídos e montados pelos alunos da Engenharia de Aquicultura, os quais serão doados para a Escola Municipal, para que os alunos se envolvam de maneira prática, ornamentando os mesmos, cuidando dos peixes, enfim, proporcionando a eles uma visão crítica ao observar e interagir com o projeto. Os alunos do curso de Ciências Biológicas irão auxiliar aos Professores da Escola municipal na preparação e elaboração das atividades interdisciplinares ao longo da execução do Projeto. Além disso, acontecerão encontros mensais e presenciais, conectando outros aspectos relevantes da Educação Ambiental com a BioTv Interativa: Aquariofilia, Poluição dos Recursos Hídricos, Reciclagem, Bem estar animal, Reprodução dos Peixes e Qualidade da Água.

O objetivo é que ao final do projeto ocorra uma melhoria no processo ensino-aprendizagem dos alunos, bem como uma maior percepção de pertencimento ao ambiente no qual estão inseridos.

De acordo com o coordenador do Projeto, o Professor Thiago Bernardo de Souza, o público é de 170 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e conta com o apoio de vários colaboradores das Instituições Públicas envolvidas e também da rede Privada: Casa Souza Material de Construção e Mazinho Eletrônica – de Jerônimo Monteiro e Marcos Eletrônica – de Celina. Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página no Facebook: BioTv Interativa.

Capa