Página inicial > Notícias > Projeto de Extensão do Ifes realiza ação de educação ambiental

Projeto de Extensão do Ifes realiza ação de educação ambiental

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 15h52 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 16h13

Em comemoração ao dia mundial da água, o projeto de Extensão do Ifes - Campus de Alegre-ES (Biotv Interativa) que acontece em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Pereira Gomes (PPG), realizou uma atividade de campo, em prol de recuperação de nascentes no município de Jerônimo Monteiro-ES.
A atividade faz parte de uma das etapas do projeto de Educação Ambiental, que tem como objetivo inserir os alunos na realidade e nos desafios da preservação e conservação dos recursos hídricos, inserindo-os em um processo de pertencimento, desde a observação dos problemas ambientais bem como parte fundamental para a mudança desses. A ação foi executada no sítio Cava Roxa, pertencente ao casal: André Veloso Maia e Luciene Alves Carvalho Maia.
Inicialmente os produtores ressaltaram sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e em seguida realizou-se a visita ao sistema de tratamento de esgoto da propriedade, (Sistema de Fossa Séptica Biodigestora), onde foram apresentadas e detalhadas todas as etapas de funcionamento do sistema pelos produtores. Posteriormente foram para uma área com nascentes desprotegidas, onde foi realizado um diálogo e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
A ação Ambiental aconteceu através da parceria entre o Ifes - Campus de Alegre-ES e as seguintes instituições: Associação Rural de Jerônimo Monteiro (ARUJEM), Cooperativa de Laticínios Selita, Secretaria Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro, INCAPER e os proprietários do sítio Cava Roxa.