Página inicial > Notícias > 1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

1ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 12h12 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 13h10

Estudantes do Ifes Campus de Alegre destacam-se em olimpíada nacional

Os alunos do curso técnico integrado em informática Renan da Paixão Moura e Laisa Cristina Juffo Campos representaram o campus de Alegre na 2ª fase da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) realizada no IFSULDEMINAS campus Muzambinho, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2018. E eles tiveram um bom desempenho.

Para se ter uma ideia, a OMIF contou com a participação de 150 campi na primeira fase, totalizando 12300 alunos. Nossos alunos foram classificados entre os 255 que estiveram na 2ª fase. Renan conquistou uma medalha de prata e Laisa ganhou uma medalha de participação do evento. Um excelente resultado para uma Olimpíada que envolveu todo território nacional.

Além disso, o evento contou com palestras, oficinas e mini-cursos com temáticas diversas, mas tendo como foco central a Matemática. Nossos alunos também participaram destas atividades, proporcionando aos alunos uma interessante experiência em eventos científicos.

O professor Rafael Ribeiro que coordenou a OMIF no campus, também participou do evento, acompanhando os alunos na viagem e participando da correção das provas da 2ª fase. Ele destaca que o esforço coletivo da organização local, dos professores, dos alunos e dos diretores de cada campus cooperou para que a OMIF tenha sido um grande sucesso, uma vez que garantiu a participação de praticamente todos os estados brasileiros.

OMIF

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. Sendo um projeto de extensão de extensão dos professores da rede federal, tal projeto tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas.

O projeto, que desenvolveu no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, IFRN – Campus Natal-Central e IFSP – Campus São João da Boa Vista faz parte dos eventos comemorativos pelos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e também do "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

A competição se deu em duas etapas. Na primeira, 12.300 estudantes realizaram, no mês de maio, uma prova no próprio campus onde estudam. Na segunda, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, as provas foram aplicadas para 255 alunos no Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

Fonte: com informações da OMIF 2018 - omif.muz.ifsuldeminas.edu.br