Página inicial > Notícias > Alunos do Campus de Alegre são candidatos ao Parlamento Juvenil Mercosul 2018

Alunos do Campus de Alegre são candidatos ao Parlamento Juvenil Mercosul 2018

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h58 | Última atualização em Terça, 20 de Novembro de 2018, 16h48

Concorrentes são dos campi de Alegre, Cariacica e Viana

Dentre os cinco projetos selecionados para concorrer à 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM), quatro são de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os estudantes são dos campi de Alegre, Cariacica e Viana e vão participar das eleições para parlamentar juvenil, que acontece no período de 19 a 23 de novembro. A votação acontecerá pela internet, com a participação de estudantes do ensino médio das escolas públicas de todo o país.

A 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL tem como objetivo eleger 27 estudantes brasileiros de escolas públicas que representarão o país no Mercosul de 2018 a 2020. Durante esse período, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, que busca desenvolver propostas para construir “O ensino médio que queremos”, tema principal do projeto.

Eduardo Munaldi, 19, é estudante do curso Técnico em Administração do Campus Cariacica e, junto com o professor Leandro Quintão, idealizou o projeto Transformando Valores. Apesar do nervosismo para as eleições, Eduardo busca provocar mudanças. “Sempre busquei lutar pela inclusão social e vendo o cenário que vivemos atualmente, achei no projeto um meio de modificar a nossa realidade”, relata.

Gabriel Nunes,16, também está concorrendo ao Parlamento Juvenil. Gabriel é estudante do Curso Técnico de Agropecuária do Campus de Alegre e busca por meio de seu projeto nivelar o ensino entre os alunos do ensino médio, já que muitos estudantes chegam a essa etapa escolar com certa defasagem no ensino. “Sei a diferença que faz ter um bom ensino fundamental quando chegamos ao ensino médio, por isso, quero poder dar a oportunidade que eu não tive para vários alunos”, revela.

Sara Ferreira,16, é aluna do curso Técnico em Logística do Campus Viana e seu projeto tem como objetivo incentivar o exercício da cidadania pelos jovens, com o auxílio da escola. Para ela, o baixo número de estudantes menores de 18 anos que exercem o seu direito de voto é fruto da falta de interesse e conhecimento a respeito do assunto. “Os jovens são o futuro do nosso país, por isso busco incentivar a atuação deles através do meu projeto, Participação Cidadã. Quanto às eleições, estou tranquila e otimista a respeito do resultado que tenho obtido nas redes sociais”, explica.

Hylaris Furtunato,16, é aluna do Campus de Alegre e, com o auxílio do professor e orientador Rafael Silva, idealizou o projeto Cotas: um direito pouco conhecido. O projeto consiste na criação de um fórum temático para debater e entender as questões das cotas raciais entre os jovens e, através dele, Hylaris espera ajudar muitas pessoas. “Eu quero poder ajudar, esse é o meu sonho. A partir do meu projeto, espero que muitos jovens tenham o conhecimento do direito de cotas, dessa lei, que devemos correr atrás”, diz.

Saiba mais sobre o PJM

O Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM) é uma proposta que tem origem no marco do “Setor Educacional do MERCOSUL” como resposta à necessidade de fortalecer a participação dos jovens no processo de promoção da cidadania regional.

O seu objetivo é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação. Assim, voltados para o tema principal: “O ensino médio que queremos”, os jovens elaborarão propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

O programa é implantado em escolas públicas de ensino médio da Argentina, da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Paraguai e do Uruguai e busca estimular a participação dos alunos, focando especialmente naquelas que trabalham com populações vulneráveis.

Fontes: Site Parlamento Juvenil Mercosul
Regulamento Juvenil do Mercosul