Página inicial > Notícias > VIII Encontro de Cafeicultores do Ifes: Consolidando o Caparaó como Origem de Cafés Especiais

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h13 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h21

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, no dia 24 de novembro, o VIII Encontro de Cafeicultores do Ifes, com o tema “Consolidando o Caparaó como Origem de Cafés Especiais”.
A organização do evento contou com a participação dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes - Campus de Alegre, que formam a Caparaó Jr, além de nossos docentes e técnicos-administrativos. Foram realizadas palestras, oficinas e minicursos voltados a capacitação dos produtores na atividade cafeeira, além do lançamento do livro Cafeicultura do Caparaó. Também foi montada uma cafeteria, que servia cafés especiais das regiões atendidas. Cafés filtrados, expressos, drinks com café e cappuccinos foram servidos aos participantes.

A Empresa Jr.

Há quase dez anos atendendo à cafeicultura regional, a Caparaó Júnior tem um papel muito importante no desenvolvimento de cafés especiais, por ter conseguido integrar ações de pesquisa aplicada, capacitação de produtores, inovação, extensão rural e assistência técnica em mais de 56 comunidades rurais, atingindo a mais de 1.600 famílias em três estados (ES, MG e RJ). Além disso, tem sido contratada por diversos órgãos públicos e privados para atendimentos específicos, o que se traduz em ganho na renda familiar e oferta de melhores cafés para o mercado consumidor.
Para o presidente da Caparaó Jr., Lucas Fonseca Ferreira, o encontro cumpriu com os objetivos. “Nosso evento é a oportunidade dos produtores levarem pra casa tudo aquilo que investem em nós durante todo o ano. Não esperávamos esse tanto de pessoas, mas ficamos muito contentes com a presença de todos.”

O evento contou com a participação de mais de 750 pessoas, com representações de diversas instituições para ampliar a discussão sobre a consolidação do Caparaó como origem de cafés especiais. “Todos nós do Ifes - Campus de Alegre nos orgulhamos por fazer parte desse elo entre a academia, o mercado e a comunidade. Nossa expectativa sempre é colher bons frutos com esse encontro, compartilhando experiências e propostas que, sem dúvida, ajudarão a fortalecer ainda mais o valor e a importância de nossos cafés especiais” comentou a Diretora-Geral do Ifes - Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure.

Fonte:
Revista Procampo (https://www.revistaprocampo.com.br)