Página inicial > Notícias > 3º Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul e Caparaó do ES

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h58 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 15h01

A floricultura é uma atividade de grande importância econômica no Estado Espírito Santo, sendo uma alternativa de diversificação agrícola capaz de contribuir para o desenvolvimento rural, colaborar para a geração de empregos, valorizar a mão de obra, especialmente feminina e aumento de renda.
Nas regiões Sul e Caparaó a atividade está representada essencialmente por produtores familiares, sendo 40 floricultores desenvolvendo de forma comercial, porém, poucos se dedicam exclusivamente à floricultura. As principais atividades ainda são a produção de café, hortaliças em geral, morango, outras frutas, queijo, pimenta e além de atuações fora da agricultura.
Há na Região uma governança instalada composta por Associação de Produtores Sulcaflor, INCAPER, SEBRAE, Prefeituras Municipais, SENAR e UFES, que apoiam e estimulam a atividade. Cada entidade, com sua expertise, leva aos produtores e alunos soluções para fomentar o empreendedorismo e contribuir para a sustentabilidade da floricultura na região. Dessas parcerias surgiu também o Encontro de Produtores de Flores, que nesse ano, já se aproxima da 3ª Edição. Em 2019 é parceria da Sulcaflor, Incaper, Sebrae, com o apoio da Ufes (Campus Alegre) e Ifes (Campus Alegre).

A programação contará com:
- Apresentação das ações da Sulcaflor (Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul e Caparaó-ES);
- Palestra sobre Viabilidade econômica da produção de flores em pequenas propriedades e apresentação do Programa Florescer, que é o programa de floricultura do Estado do RJ;
- Palestra sobre manejo de doenças e pragas na floricultura;
- Além de uma ampla discussão sobre Paisagismo como uma alternativa de mercado para a floricultura.

A expectativa de público é de cerca de 150 participantes, entre agricultores (as), produtores (as) de flores já inseridos na atividade, outros (as) agricultores (as) que tem interesse em começar a atividade, filhos (as) de agricultores (as), alunos (as) dos cursos de agronomia, técnico em agropecuária e outros interessados.

O Encontro tem o objetivo de disseminar conhecimentos técnicos, casos de sucesso, e trazer informações atualizadas sobre temas relevantes para os produtores rurais e estudantes, afim de incentivar a expansão dos negócios voltados ao segmento, além de troca de experiências entre os participantes e integração dos diversos segmentos da cadeia de produção de flores. Espera-se também contribuir para o aumento da competitividade dos pequenos negócios já existentes na região e fomentar novos.

As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 0800 570 0800 ou através do link inscrições

Link para inscrição: inscrições aqui